Nesta dissertação buscou-se, a título de objetivo geral, investigar as competências e habilidades requeridas para uma gestão universitária estratégica no âmbito da UFPI. Adicionalmente, pretende-se, através de relatório técnico, propor recomendações e diretrizes práticas para o potencial desenvolvimento das competências e habilidades dos docentes; e, compreender o processo de tomada de decisão dos docentes em posições estratégicas na UFPI. A pesquisa se justificou pela relevância do papel dos docentes na gestão universitária, considerando os desafios inerentes a essa função e seu impacto no desenvolvimento da instituição. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como campo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e como sujeitos docentes em cargos da Administração Superior há mais de 24 (vinte e quatro) meses. A amostra foi de 5 (cinco) participantes, docentes que exercem ou exerceram cargos na administração estratégica, como próreitores, diretores de unidades, superintendentes, etc... O instrumento de coleta de dados proposto foi validado de forma nomológica. Os dados foram coletados por meio de entrevista presencial e/ou com o aplicativo Google Meet, que permite gravação e facilita a transcrição dos dados que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados tragam contribuições tanto para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), subsidiando o aprimoramento de suas práticas de gestão, quanto para o campo de estudos sobre o tema, ampliando a compreensão sobre a atuação dos docentes em cargos estratégicos. O estudo poderá estimular reflexões e ações que potencializem o alcance dos objetivos institucionais e o desenvolvimento da universidade, a partir de uma gestão estratégica eficaz e participativa.