Notícias

Banca de DEFESA: VICTOR SILVA GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR SILVA GUIMARÃES
DATA: 18/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 369- Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: PALAVRAS NÃO BASTAM, NÃO DÁ PRA ENTENDER: UMA ANÁLISE DA LEGIBILIDADE DOS RELATÓRIOS DE GESTÃO EM MUNICÍPIOS PI.
PALAVRAS-CHAVES: Legibilidade. Linguagem Simples. Relatório de Gestão Consolidado.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O Relatório de Gestão Consolidado (RGC) é um instrumento de prestação de contas que sintetiza os resultados alcançados pela gestão, evidenciando as destinações dos recursos públicos e as perspectivas de futuro, por meio da disponibilização de informações materialmente relevantes, demonstrando a geração de valor público. No entanto, para que esse documento seja efetivamente lido pelo cidadão, as informações precisam ser apresentadas com níveis de facilidade de leituras razoáveis. Nesse sentido, essa dissertação teve como objetivo identificar a legibilidade das informações nos Relatórios de Gestão Consolidado, das prefeituras que prestaram contas ao TCE- PI. Para esse alcance, os objetivos específicos estabelecidos foram: (i) Avaliar a legibilidade das informações prestadas nos Relatórios de Gestão de 2022; (ii) Comparar o conteúdo da seção de “mensagem do prefeito” entre os relatórios; e (iii) Elaborar um guia de orientação com boas práticas para uma linguagem cidadã, considerando os princípios da linguagem clara e o propósito do RGC. Trata-se de uma iniciativa original que pode reverberar na acepção e melhoria de políticas públicas que fomentem o controle social e o interesse por do cumentos que, em tese, devem ser destinados ao usuário comum da informação. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com a coleta de dados por via de busca documental nos sítios eletrônicos do TCE – PI, das prefeituras e nos portais da transparência. Para a investigação da legibilidade, foi empregue a metodologia proposta por Flesch (1948), adaptada por Moreno et al. (2023). Ademais, para interpretar os dados, recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. Por sua vez, a investigação qualitativa, foi operacionalizada com software IRaMuTeQ, capaz de auxiliar na análise da estrutura e da organização do discurso. Os resultados mostraram que os RGC são, em maioria, difíceis ou muito difíceis. Além disso, a pesquisa apontou que os prefeitos utilizaram a do dirigente para apresentar o propósito do RGC, enfatizar o compromisso em enfrentar os desafios e apresentar os avanços alcançados. Assim, dada a inserção recente desse documento, recomenda-se que estudos futuros continuem acompanhando a evolução do aprendizado das formas de reporte desses relatórios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 827.***.***-68 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS - UFPI
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Presidente - 2025430 - MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 06/12/2024 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/04/2025 08:00