Nas organizações a utilização do conceito de competência como ferramenta de gestão, surge 
associada ao discurso de gerir pessoas de forma a agregar valor à organização, alinhando os 
objetivos organizacionais às práticas de Recursos Humanos. As competências estão 
relacionadas ao contexto da organização e sua percepção está direcionada a alguns verbos 
como: saber agir, aprender, mobilizar e olhar estratégico. As competências individuais são as 
características de uma pessoa. No contexto educacional, o professor excelente é caracterizado 
por 3(três) categorias de competências: 1) habilidades didático-pedagógicas- métodos de 
ensino-aprendizagem; 2) habilidades humanistas- relação professor/ aluno e 3) habilidades 
conceituais- conhecimentos do conteúdo da disciplina. No entanto existem as competências e 
habilidades que as pessoas podem desenvolver, e somado ao fato referente ao momento de 
pandemia covid-19, onde o Ministério da Educação (MEC) cria a Portaria nº 343/20, 
encaminhando a substituição das aulas presenciais e autorizando as aulas por meios digitais- 
ensino remoto, forçando os professores a se adaptarem a essa nova modalidade de ensino, 
mediado por ferramentas educacionais digitais e Tecnologias Digitais de Informação e 
Comunicação (TDICs), adquirindo e desenvolvendo competências essenciais a este contexto, 
como a comunicação- necessária entre o professor e o aluno, a tecnológica- fazer essa 
comunicação chegar de forma efetiva, através de plataformas e em função desse estresse de 
adaptação a esse novo momento, a socioemocional- dificuldades enfrentadas pelo professor e 
aluno. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se analisar as competências 
desenvolvidas por docentes do ensino superior durante o ensino remoto imposto pela 
pandemia de covid-19. Com essa finalidade, serão identificadas as competências de 
comunicação, tecnológica e socioemocional dos docentes do ensino superior desenvolvidas na 
fase de ensino remoto proposto pela pandemia. Fundamentado nesse levantamento, como 
instrumento de pesquisa, foi elaborado o roteiro de entrevistas, que será aplicado a pelo 
menos 60% dos professores de um Departamento de curso de Graduação do CCHL/ UFPI. As 
entrevistas serão tratadas por meio da análise de conteúdo, constituída de três etapas: pré- 
análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação, 
especificando nessas etapas as dificuldades do ensino remoto, assim como as competências 
docentes necessárias a essa nova modalidade de ensino. A pesquisa de campo com os 
professores será realizada após o cadastro do projeto na plataforma Brasil, e após aprovação 
do projeto no Comitê de Ética (CEP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e seguirá 
todos os protocolos éticos preconizados pelas resoluções nº466/2012 e nº510/2016 do 
Conselho Nacional de Saúde, que envolvem pesquisas, especialmente por meio de entrevistas 
com seres humanos.