A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre o projeto de vida e a ideologia empreendedora no Novo Ensino Médio (NEM), no contexto de uma escola de tempo integral em Timon-MA. Para tanto, pretende-se definir o que é o projeto de vida, relacioná-lo com a ideologia empreendedora, demonstrar as implicações dessa relação para a formação dos estudantes e elaborar uma proposta de intervenção com o intuito de contribuir para a criticidade de docentes e discentes. Neste estudo, busca-se demonstrar que o Novo Ensino Médio (NEM) é resultado, sobretudo, de interesses de empresas, institutos e organizações não governamentais (ONGs) comprometidas com a ideologia empreendedora, a qual defende uma concepção subjetivista segundo a qual o êxito do estudante no ensino médio, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, é visto como resultado de seu esforço, ousadia e competência, relegando a segundo plano o debate sobre os condicionamentos econômicos, políticos, sociais e culturais. O método adotado é o materialismo histórico-dialético, com base no pensamento do filósofo húngaro István Mészáros e de pensadores afins. Para tanto, realizou-se um levantamento de publicações sobre a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando a uma melhor compreensão do projeto de vida, que constitui o objeto de estudo desta investigação. Além disso, foi empreendido o método da leitura imanente (Lessa, 2006) no estudo de algumas obras de Mészáros (2008a; 2008b; 2011), com o objetivo de fundamentar a análise e a interpretação dos dados. Por fim, propõe-se a produção de um podcast didático-filosófico com temáticas que busquem contribuir para um maior pensamento crítico de docentes e discentes quanto ao projeto de vida e à ideologia empreendedora. Conclui-se que o estudo é relevante porque instiga a reflexão sobre os limites do projeto de vida e da ideologia empreendedora na sociabilidade do capital, em defesa por uma educação comprometida com a emancipação humana.