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Banca de DEFESA: KAREN YASMIN DE ALBUQUERQUE FALCÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN YASMIN DE ALBUQUERQUE FALCÃO
DATA: 23/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria do Piauí (LABAP) - UFDPAR
TÍTULO: ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO TEST ANXIETY MEASURE FOR COLLEGE STUDENTS - SHORT FORM (TAM-C-SF) NO CONTEXTO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: ansiedade de prova, adaptação psicométrica, validade convergente, ensino superior, saúde mental.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Instrumentos psicométricos são fundamentais para a pesquisa e avaliação de intervenções em saúde mental. No contexto da ansiedade de prova entre universitários, escalas multidimensionais possibilitam uma compreensão mais abrangente do fenômeno. Este estudo teve como objetivo adaptar e validar a
versão brasileira da Test Anxiety Measure for College Students – Short Form (TAM-C-SF), com base em uma abordagem biopsicossocial. Para isso, foram conduzidos três estudos complementares. O Estudo 1 realizou uma revisão de escopo para mapear instrumentos psicométricos disponíveis na literatura sobre
ansiedade de prova, identificando lacunas na adaptação de medidas ao contexto brasileiro. O Estudo 2 promoveu a adaptação transcultural da TAM-C-SF, reunindo evidências de validade baseadas na estrutura interna em uma amostra de 250 estudantes universitários (M = 23.54; DP = 6.14). A Análise Paralela indicou uma estrutura de quatro fatores com 22 itens (cargas ≥ 0.40), com coeficientes alfa de Cronbach e ômega de McDonald superiores a 0.70. No Estudo 3, a estrutura fatorial foi confirmada por Análise Fatorial Confirmatória (AFC) em uma nova amostra de 302 estudantes (M = 24.5; DP = 7.42), apresentando índices de ajuste satisfatórios (CFI = 0.993; TLI = 0.992; RMSEA = 0.060). A
escala também demonstrou validade convergente, com correlação forte com a CTAS (ρ = 0.781; p < 0.001) e moderada com a DASS-21 (ρ = 0,624; p < 0.001).O instrumento permite uma análise integrada dos fatores envolvidos na ansiedade de prova, fornecendo uma medida psicometricamente robusta e culturalmente adequada para pesquisas e intervenções no ensino superior. A versão brasileira da TAM-C-SF mostrou-se psicometricamente robusta e culturalmente apropriada, contribuindo para a avaliação e manejo da ansiedade de prova no ensino superior brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3258152 - CYNTIA MENDES DE OLIVEIRA
Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - 020.***.***-88 - PAULO GREGÓRIO NASCIMENTO DA SILVA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 11/04/2025 13:11
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