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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINA DE CARVALHO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CAROLINA DE CARVALHO SOUSA
DATA: 30/04/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Universidade Federal do Delta do Parnaíba Sala: Bloco 21 (Medicina) Sala 269
TÍTULO: “Não há Pause em Jogos On-Line?!” Efeitos da Neuromodulação na Dependência, no Desejo e Controle Inibitório de Indivíduos com Transtorno de Jogos pela Internet
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação transcraniana por corrente contínua; Transtorno de jogos pela internet; Jovens adultos; Ensaio clínico.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O vício em jogos eletrônicos é caracterizado como a utilização persistente e recorrente da
internet que ocasiona prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo. Evidências sugerem
que intervenções não invasivas, bem como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
(ETCC) podem ser aliadas no tratamento do Transtorno de Jogos pela Internet (IGD). O
objetivo desse projeto é investigar os efeitos da ETCC na inibição da resposta e no desejo em
indivíduos com vícios em jogos eletrônicos. O Estudo I desta dissertação apresenta uma revisão
sistemática com metanálise que investigará os efeitos da ETCC sobre o Transtorno de Jogos
pela Internet (IGD), com foco em três construtos centrais: controle inibitório, desejo (craving)
e comportamentos de dependência. A partir da estratégia PICOT, a revisão seguirá os critérios
metodológicos do PRISMA-P e foi registrada na plataforma PROSPERO (CRD42025615678).
Serão incluídos ensaios clínicos randomizados que aplicaram protocolos ativos de ETCC em
amostras compostas por indivíduos com sintomas de IGD, comparando-os com grupos controle
ou sham. O processo de busca foi conduzido entre maio e dezembro de 2024, abrangendo sete
bases de dados e literatura cinza. A análise de risco de viés foi realizada com a ferramenta RoB
2.0, e os dados foram sintetizados por meio de metanálise utilizando o pacote “meta” no
software R. Estes achados iniciais forneceram base teórica e metodológica para o
desenvolvimento do Estudo II, de natureza empírica. O Estudo II objetiva investigar os efeitos
ETCC com medidas comportamentais e neurofisiológicas na dependência em jogos da internet,
no controle inibitório e no desejo em indivíduos com vícios em jogos eletrônicos. Trata-se de
um ensaio clínico randomizado, longitudinal, quantitativo, triplo-cego e placebo-controlado
com medidas repetidas, no qual serão realizadas duas intervenções: (1) ETCC ativa e (2) ETCC
simulada. A amostra será não probabilística, na qual os voluntários serão selecionados por
julgamento do pesquisador, estima-se 24 participantes, randomizados através de ferramenta
on-line disponível (https://www.randomizer.org/) na proporção de 1:1. Serão realizadas dez
sessões de ETCC sob uma corrente de 2,0 mA no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo e
direito (F3 e F4) durante 30 minutos. Serão utilizadas medidas de eletroencefalograma; Stop
Signal Task; Cue-Reactivity Task; Escala Visual Analógica; e a Escala de Depressão,
Ansiedade e Estresse como avaliações de pré e pós teste. Os dados serão analisados no IBM SPSS STATISTICS, versão 25.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 039.***.***-22 - Aline Mendes Lacerda - UFPE
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Interno - 2064821 - RICARDO NEVES COUTO
Notícia cadastrada em: 30/04/2025 07:26
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