As transformações constantes no mundo do trabalho reconfiguraram o seu significado e os desafios enfrentados pelos profissionais na construção de suas trajetórias de carreira e identidade profissional. Neste cenário, emergiram novas formas de compreender a relação entre carreira, liderança e identidade profissional. O presente estudo teve como objetivo principal investigar a construção da identidade profissional das lideranças corporativas no percurso do gerenciamento de carreira em seus contextos de atuação. Pautada na abordagem psicossociológica e em pressupostos teóricos sobre a identidade profissional e a carreira profissional, utilizou também metáforas extraídas do clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, em que seu universo lúdico, onde as certezas são fluidas e as perguntas simples, acabam por desafiar ascompreensões. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, conduzida com lideranças do setor privado que atuavam em diferentes segmentos e possuíam algum modelo de gerenciamento de carreira formal ou informal em suas organizações.Participaram do estudo quinze profissionais, independentemente do gênero, com trajetória profissional mínima de cinco anos e atuação em cargos de liderança há pelo menos três anos. Foram considerados líderes que ocupavam funções gerenciais — com a nomenclatura de “gerente” — há pelo menos dois anos, o que permitiu examinar estruturas organizacionais e modelos de desenvolvimento de carreira. Todos atuavam em empresas privadas, de distintos setores e estados do território nacional. A seleção dos participantes foi realizada pela técnica de amostragem “bola de neve” (snowball sampling), até o alcance da saturação da amostra. A coleta de dados foi realizada por meio de três instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram examinados pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) e também analisados com o suporte do software IRAMUTEQ, por meio das técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e Análise de Similitude. Com atenção às normativas éticas, a pesquisa seguiu as diretrizes das Resoluções no 466/12 e no 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, bem como das Cartas Circulares no 1/2021 e no 2/2021 da CONEP/SECNS/MS. Os resultados evidenciaram que a identidade profissional das lideranças corporativas se configurou como um processo dinâmico, relacional e simbólico, construído nas interações entre sujeito e contexto organizacional. A liderança foi compreendida como prática de mediação entre pessoas, valores e resultados, ancorada na ética, no reconhecimento e na coerência entre o ser e o fazer. A carreira, por sua vez, foi percebida como trajetória de autogestão e aprendizagem contínua, na qual o desenvolvimento pessoal e o sentido do trabalho assumiram centralidade, deslocando o foco dos modelos tradicionais de progressão hierárquica para formas contemporâneas de desenvolvimento baseadas em propósito, valores e protagonismo.