Banca de DEFESA: ADEMIR SILVA MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMIR SILVA MENEZES
DATA: 09/02/2024
LOCAL: Prédio da Pós-graduação - CCA/UFPI
TÍTULO: DESEMPENHO PRODUTIVO DO PIMENTÃO SOB DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS ASSOCIADOS A DOSES DE POLÍMERO HIDRORRETENTOR NA IBIAPABA, CEARÁ.
PALAVRAS-CHAVES: Capsicum annuum; hidrogel; déficit hídrico; manejo de água; eficiência do uso da água
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A agricultura irrigada contribui de forma relevante para produção de alimentos no mundo, entretanto, o consumo de água doce nesta atividade é muito elevado, necessitando, desta forma, de um uso cada vez mais racional. Com o aumento populacional, a segurança hídrica e alimentar está seriamente ameaçada, assim, carece de oferta maior de alimentos e do uso de água de forma inteligente. Considerando que a aplicação de hidrogel no solo pode reduzir a lâmina de irrigação no pimentão, aumentar a disponibilidade de água no entorno da zona radicular e aumentar a produtividade da cultura, propôs-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar tecnicamente o cultivo do pimentão sob diferentes lâminas de irrigação por gotejamento, associado a doses de polímero hidrorretentor aplicadas em solos de textura arenosa, em ambiente protegido e a campo aberto, no planalto da Ibiapaba, Ceará. Para tanto, foi conduzido um experimento na área do Instituto Agropolos do Ceará em São Benedito com pimentão híbrido em blocos ao acaso em parcelas subdivididas, sendo, quatro lâminas de irrigação correspondentes a 50, 75, 100 e 125% da ETc e quatro doses de polímero: 0,0; 0,60; 1,20; 2,40 g, com quatro repetições. O ensaio foi realizado em dois ambientes de cultivo: protegido no período de abril a agosto de 2022 e a campo aberto no período de setembro a dezembro de 2022. Para verificar os efeitos dos regimes hídricos e do polímero na planta de pimentão, foram avaliadas a altura de planta, o diâmetro do caule, a área foliar, o número de frutos por planta, peso médio dos frutos, sólidos solúveis totais, a produção por planta, a produtividade total, as trocas gasosas e a eficiência do uso da água. Esses dados foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade, ao teste F e a análise de regressão para a irrigação e doses de polímero, todos a 5% de probabilidade. No ambiente protegido os resultados revelaram que o incremento da irrigação associada as doses de polímero na forma de hidrogel promoveram aumento da área foliar, do peso médio de frutos, produção de frutos por planta e maior produtividade, além disso, melhoria da qualidade de sólidos solúveis dos frutos de pimentão cv. Dahra RX em ambiente protegido. O uso de hidrogel é efetivo no aumento da eficiência do uso da água de irrigação, permitindo a obtenção de produtividade de até 119,5 t ha-1 em ambiente protegido. Em relação ao cultivo em campo aberto, o uso de polímero hidroretentor no cultivo de pimentão, sob regimes hídricos, proporcionou produtividade de frutos de pimentão de 77,4 t ha-1 e o maior valor de eficiência do uso da água foi de 8,79 kg m-3 de água para 50% da água evapotranspirada. Desta forma, os resultados evidenciam que o hidrogel pode ser associado com irrigações deficitárias e permitir elevadas produtividades de frutos.

Interno - 304.796.653-20 - ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR - EMBRAPA
Presidente - 429.157.593-91 - EDSON ALVES BASTOS - EMBRAPA
Interno - 2115817 - RICARDO SILVA DE SOUSA
Externo à Instituição - THALES VINICIUS DE ARAUJO VIANA - UFC