Banca de DEFESA: DIEGO SOUZA DE MEDEIROS

DISCENTE: DIEGO SOUZA DE MEDEIROS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Auditório da Pós-graduação do CCHL
TÍTULO: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E DE PERMANÊNCIA DURANTE A COVID-19: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Estudantil. COVID-19. Permanência. Universidade Estadual do Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O presente estudo versa sobre em análise das ações da política de Assistência Estudantil promovidas pela Universidade Estadual do Piauí no Campus de Floriano para auxiliar na permanência discente em época de COVID-19. A escolha pela temática decorre da importância que as Políticas Públicas sociais possuem na trajetória dos estudantes em situação de vulnerabilidade, sendo ainda mais significante em um contexto de uma calamidade a nível mundial. Para produzir esse trabalho utilizamos a abordagem de pesquisa mista quali-quantitativa, apoiada pelas pesquisas exploratória, descritiva e explicativa. Trata-se de um estudo de caso com as técnicas e pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Como instrumentos de coleta de dados aplicamos um questionário a 84 alunos beneficiados do Campus de Floriano e uma entrevista semiestruturada direcionada à chefe do setor de Assistência Estudantil da UESPI. Os dados foram discutidos com apoio da análise de conteúdo e da estatística descritiva simples. Como principais resultados destacamos, que foram materializados nove editais de assistência aos estudantes a UESPI entre março de 2020 a março de 2022, assistindo um total de três mil novecentas e onze alunos entre os treze campi da instituição. Essas intervenções envolveram ações de conectividade e inclusão digital, moradia, alimentação e bolsa trabalho, entretanto, a partir da pesquisa documental, evidenciamos um número elevado de bolsas disponibilizadas nos editais que não foram efetivamente contempladas, demonstrando problemas ou limitações no tocante à gestão e operacionalização desses programas.

Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 994.793.203-63 - CARLOS RERISSON ROCHA DA COSTA - UFPI
Externo ao Programa - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 16:34