Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DE MOURA FÉ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DE MOURA FÉ
DATA: 12/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: NA PELE QUE SE HABITA – MASCULINIDADES NEGRAS EM CURSOS DE ALTA DEMANDA
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidades. Ensino Superior. Estudantes negros. Racismo Estudantil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O presente trabalho buscou abordar o tema masculinidades negra na universidade, perfazendo a trajetória da formação dos estudantes negros no ensino superior, nos cursos de alta demanda, a partir de suas vivencias acadêmicas. Compreendendo que as políticas de ações afirmativas não terminam no acesso ao ensino superior e devem englobar a permanência desses estudantes, este estudo pretende investigar o acesso, a permanência e ausência, dos negros nos curso de alta demanda, bem como percorrer um caminho onde se pretende demonstrar o seu ingresso na academia . Para tanto, além de fazer um percurso histórico abordando eixo de formação das masculinidades como gênero, sexualidade, patriarcalismo, masculinidades hegemônicas , etc. é necessário discutir educação e desigualdade a partir as experiências e memórias sobre o processo de escolha do curso, a motivação e o ingresso na universidade, identificar as sutilezas do racismo e suas influências na trajetória de formação acadêmica e compreender o ingresso e permanência na universidade e sua importância na afirmação da identidade negra, considerando também a importância das cota para negros.

Presidente - 016.322.523-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Interno - 021.722.997-23 - ELAINE FERREIRA DO NASCIMENTO - UFPI
Externo à Instituição - VERA LÚCIA CRUZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 15:08