Banca de DEFESA: LAFITY DOS SANTOS ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAFITY DOS SANTOS ALVES
DATA: 31/03/2023
LOCAL: DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
TÍTULO: Propósitos comunicativos e crenças em pareceres de periódicos na área disciplinar de linguística
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Disciplinar. Pareceres. Crenças. Propósito comunicativo. Linguística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Os pareceres de periódicos podem ser considerados artefatos culturais (MILLER, 2009), uma vez que eles oferecem pistas acerca das crenças/valores dos pesquisadores de uma área disciplinar, as quais são compartilhadas em maior ou menor grau no interior de cada cultura disciplinar. Acredita-se que os pesquisadores precisam de experiências sensoriais do mundo, as quais estão associadas a princípios e recursos culturais para que os grupos organizem aquilo que é visto como crença/valor de uma disciplina (BECHER, TROWLER, 2001; HYLAND, 2000, 2004, 2015; NAVARRO, 2014). Mesmo diante de seu poder de aculturação (LOPES, BUI, 2014) na comunidade científica, esse gênero, no cenário nacional, quase não tem sido investigado na área em questão. Em face disso, o objetivo central do nosso trabalho é analisar os propósitos comunicativos predominantes em pareceres de artigos de periódicos na área de linguística no Brasil, tomando como parâmetro as crenças/valores dos pareceristas relacionadas à avaliação de artigos que se materializam em comentários avaliativos e no discurso de editores e pareceristas. Para tanto, fizemos uso da teoria sociorretórica de gêneros (MILLER, 2009; DEVITT, 2004; BAZERMAN, 1994, 2005; SWALES, 1990, 2004; BHATIA,1993, 2004, 2017), da noção de propósito comunicativo (ASKEHAVE, 1998; ASKEHAVE E SWALES, 2009 [2001]; ALVES FILHO, 2011; BIASI-RODRIGUES, HEMAIS, ARAÚJO, 2009; BIASI-RODRIGUES, BEZERRA, 2012), da concepção de crença (PEHKONEN, PIETILA, 2003; RAYMOND, SANTOS, 1995; NESPOR, 1987; BRICKHOUSE, 1990; KAPLAN, 1991; PEPIN, 1999; SKOTT, 2001), da noção de leitor presumido (BAKHTIN, VOLOSHINOV, 1976; ECO, 1979), bem como dos tipos de comentários predominante em pareceres (YAKHONTOVA, 2019). No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, analisamos, qualitativamente, 80 pareceres (20 de cada periódico, já que foram 4 periódicos investigados) e fizemos entrevistas com 9 pareceristas e 4 editores da área de linguística. Feito isso, fizemos uma triangulação dos dados encontrados nos pareceres e nos depoimentos dos entrevistados, pois, assim como Marshall e Rossman (2006), acreditamos que o cruzamento de informações fornece uma maior creditação às descobertas feitas em uma investigação. A análise de pareceres e dos depoimentos coletados, documentos analisados nesta pesquisa, nos possibilitou descrever e explicar o que os pareceristas valorizam, recomendam, criticam e elogiam nos artigos (por eles avaliados). A partir dos pareceres analisados, identificou-se que uma das tendências presentes é eleger, como escopo principal da análise do mérito dos artigos, a qualidade textual e a pertinência e cobertura das escolhas teóricas. Em contrapartida, e diferentemente do que ocorre em outras culturas disciplinares (BERKENKOTTER; HUCKIN, 2016), a avaliação não toma com parâmetro a crença epistêmica de que o mérito de um artigo decorre da validade e relevância das conclusões da pesquisa. Além disso, a diversidade de tipos de comentários reconhecidos na análise sugere que a área disciplinar de Linguística no Brasil pode ser caracterizada como uma comunidade discursiva heterogênea e pouco consensual em termos de crenças/valores sobre qualidade textual e mérito científico de artigos. O parecer se revelou como um gênero complexo e multifacetado pelo fato de apresentar diversos propósitos, os quais variam em função do tipo de ator social envolvido com ele e em função de crenças/valores dos pareceristas e editores investigados na pesquisa.

Externo à Instituição - BENEDITO GOMES BEZERRA - UNICAP
Externo à Instituição - CIBELE GADELHA BERNARDINO - UECE
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR