Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA PIRES CONDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA PIRES CONDE
DATA: 31/03/2023
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: A AULA DE LEITURA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA COM FUTUROS PROFESSORES.
PALAVRAS-CHAVES: aula de leitura; saberes; transposição didática; mediações docentes; estágio supervisionado.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

As práticas de leitura, desenvolvidas na sala de aula, devem visar à formação de leitores competentes. Trabalhar, no estágio supervisionado, com essa perspectiva, é a proposta deste trabalho, considerando como a teoria adquirida na formação inicial e a prática, no estágio, coadunam-se para a construção do futuro professor de leitura. Assim, elegeu-se como objeto de estudo a aula de leitura no estágio supervisionado. O ponto central desta pesquisa se voltará para duas situações: os conhecimentos teóricos quanto ao ensino de leitura, trazidos por estagiários do curso de Letras/UFPI, e as práticas de leitura desenvolvidas na regência para o ensino médio, no estágio supervisionado. Cinco questões norteiam este estudo. A questão geral: Que saberes docentes são mobilizados pelos futuros professores de letras/português, na aula de leitura, no estágio supervisionado? As questões norteadoras: Que conhecimentos, do ponto de vista teórico-prático, emergem na transposição didática na aula de leitura? Qual base teórica, considerando os conhecimentos sobre leitura, orienta os futuros professores de letras- português, nas aulas de leitura, no estágio supervisionado? De que forma o evento leitura é dinamizado no contexto da aula, na regência do estágio supervisionado? Que mediações são implementadas entre os futuros professores de letras-português e os alunos da educação básica nas aulas de leitura para a construção do aprendizado? A partir dessas, elaborou-se os objetivos. O objetivo geral: Investigar os saberes teóricos e práticos de leitura, mobilizados pelos futuros professores do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. E os objetivos específicos: verificar a maneira como emerge a transposição didática, diante da aproximação entre o saber científico e o saber escolar do futuro professor em formação, realizada no estágio supervisionado; identificar a base teórica que fundamenta as aulas de leitura, realizada pelos futuros professores em formação de língua portuguesa, no estágio supervisionado; descrever a dinamização do evento leitura desenvolvido em sala de aula pelos futuros professores em formação do curso de Letras- Português da UFPI, e, por fim, analisar as mediações dos futuros professores para com os alunos da educação básica na aula de leitura, na a construção da aprendizagem. Dividiu-se o aporte teórico em duas seções: a primeira parte ancora-se nas ideias de Kato (1995), de Leffa (1996, 1999), de Solé (1998), dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – Língua Portuguesa (BRASIL, 1998; 2000), de Antunes (2003), de Rojo (2004; 2009), Ataíde (2013), da Base Nacional Comum Curricular (2018), de Segabinazi ; Lucena(2016), de Ferrarezi Jr; Carvalho (2017), de Vicari et al (2019), de Holanda (2020) e de Silva; Monteiro; Souza (2020), dentre outros, que tratam da leitura, considerando as abordagens, a construção da aula de leitura, as orientações propostas pelos PCN e pela BNCC; a segunda, na Lei 9394/96 (BRASIL, 1996), em Pimenta (1997), em Perrenoud (2002), em Oliveira e Cunha (2006), em Gauthier et al (2006), em Passerini (2007), em Januário (2008), em Santos Filho (2010), em Freire (2011), em Silva (2011), em Pimenta e Lima (2012) e em Tardif (2005), que discutem sobre o estágio supervisionado, os saberes docentes, a transposição didática e a relação professor-aluno; e, por fim, a terceira parte apresenta um levantamento de teses e dissertações que abordam a aula de leitura, considerando: a concepção de leitura e de leitor, os autores usados na fundamentação teórica e as ações pedagógicas encontradas na sala de aula em eventos de leitura. Os dados desta investigação serão coletados em uma turma de Estágio Supervisionado IV, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa com vertente etnográfica. A relevância deste estudo está na possibilidade de abrir espaço para investigação e reflexão sobre a função do Estágio Supervisionado na formação inicial do professor de língua portuguesa, no que se refere à mobilização de saberes teóricos e práticos na aula de leitura.

Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo ao Programa - 065.656.203-00 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA - UFPI
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 16:50