Banca de DEFESA: JESICA CARVALHO SALES

DISCENTE: JESICA CARVALHO SALES
DATA: 25/04/2023
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: LETRAMENTOS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos. Identidades. Ensino Médio. Estudantes Negros(as). Escola.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa propõe como objeto de estudo a relação entre as práticas de letramento escolar e a constituição de identidade de estudantes negros(as) do Ensino Médio. Tem o objetivo geral de investigar a relação entre as práticas de letramento escolar e a constituição de identidade de alunos(as) negros(as) do Ensino Médio. Para tanto, definimos os seguintes objetivos específicos, que contribuem para a realização desse estudo, a saber: a) Identificar os encaminhamentos dos documentos oficiais para o Ensino Médio em relação às temáticas que tratam sobre a negritude; b) Caracterizar a posição assumida pela escola frente ao tema da negritude; c) Analisar em que medida as atividades pedagógicas propostas, em sala de aula, abordam o tema negritude; e d) Identificar as atitudes dos alunos negros nos eventos de letramento que abordam temáticas relacionadas à negritude. Nesse sentido, em contextos de ensino-aprendizagem, a escrita e a leitura são abordadas em um viés sociocultural, o que contribui para que a linguagem seja fator preponderante nas relações sociais e, desse modo, na formação identitária dos indivíduos. Logo, falar em letramentos diz respeito aos processos de leitura, de compreensão e de escrita que são demandados pela sociedade. Para tanto, a elaboração do referencial teórico dessa dissertação está alicerçada nos estudos dos letramentos baseados em Street (1995, 2014), Lopes (2004, 2016), Kleiman (1995) e Soares (2009); e da identidade na visão de Hall (2000, 2003, 2006), Bauman (2005), Munanga (2012, 2019), entre outros. O estudo foi desenvolvido, metodologicamente, a partir de uma pesquisa de campo com inspirações etnográficas, de forma que a interpretação e análise dos dados seguem uma vertente qualitativa. A coleta de dados, que ocorreu entre os dias 6 de junho e 2 de setembro de 2022, por meio de instrumentos como: 1. Observação participante; 2. Realização de entrevistas semiestruturadas; 3. Aplicação de questionários; 4. Notas de diário de campo; e 5. Coletas de artefatos, foi realizada em uma Escola Piloto, da rede estadual de ensino do estado do Maranhão, localizada no município de Timon. As contribuições dessa pesquisa dizem respeito à relação da escola, como agência de letramento, na constituição de identidade da comunidade que a compõe. Por fim, cabe destacar que a inclusão da temática das questões raciais na escola não deve reduzir-se a descrição das situações de marginalização que o povo negro vem sofrendo desde a sua escravização no Brasil. É necessário pensar práticas pedagógicas que busquem valorizar a diversidade de saberes e tradições desse povo em todos os seus aspectos sociais.

Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - PAULA MARIA COBUCCI RIBEIRO DIAS - UnB
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 10:02