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Banca de DEFESA: ROSECLEIA LIMA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSECLEIA LIMA BARBOSA
DATA: 31/08/2023
HORA: 16:30
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Tatuagens Urbanas Enquanto Expressão Literária: a poesia parietal como uma forma de rasurar a pele da cidade de Teresina-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Espaço literário. Tatuagens urbanas. Poesia de parede.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

Expressar-se por meio de pinturas em paredes é um ato cultivado pela humanidade desde a Pré-História. No transcorrer dos séculos, o ser humano registrou, através de símbolos e desenhos em suportes massivos, a sua práxis cotidiana e atividades da mais diversa ordem, que acabaram por atribuir um valor documental a tais manifestações. Com o tempo, as pictografias parietais alcançaram novos e diversificados suportes, muito embora ainda se vislumbre uma ligação com o seu espaço originário. Na passagem da Modernidade para a contemporaneidade, essas expressões humanas foram nomeadas de grafite, constituindo-se como uma importante manifestação político-cultural desenvolvidas em esfera global. Por se tratar de um movimento de contraversão às ideologias políticas institucionais e por se legitimar como ruptura dos padrões convencionais de apreensão e percepção artística, o grafite tem alcançado notoriedade em múltiplas discussões acadêmicas. Assim sendo, pretendemos evidenciar que, por ser a materialização de anseios e lutas inerentes a determinados grupos sociais (na grande maioria, descentralizados), o grafite constitui um importante mecanismo de memória social e cultural, sem falar que ele também contribui para a formação identitária e para a preservação mnemônica da cidade. Trabalhamos com a hipótese de que, quando emprega a palavra como recurso estruturador, o grafite pode ser facilmente considerado uma manifestação literária, com características estilísticas próximas de alguns movimentos poéticos, como o Concretismo e as produções da Contracultura. Diante do exposto, o principal objetivo desta pesquisa é analisar os mecanismos de espacialidade operantes na poesia de parede, a fim de evidenciar as relações estabelecidas entre a palavra e o corpo citadino. Pretendemos demonstrar que o grafite rasura o espaço originário da cidade com o intuito de reescrever o real e de propor uma nova ordem, convertendo-se em uma vigorosa forma de resistência. Para tanto, a pesquisa traz como aporte teórico as contribuições de Armando Silva (2001; 2014) sobre a natureza política e contraideológica do grafite, de Luís Alberto Brandão (2013) sobre o espaço na literatura e a cidade como um corpo, de Alberto Tassinari (2001) sobre a constituição do espaço moderno na arte contemporânea, dentre outros. Guiada pelos princípios da Literatura comparada, a pesquisa investe em um modelo de crítica dialética que busca estabelecer relações entre a materialidade do texto e questões de ordem social, histórica, política e cultural. Ela articula, portanto, conceitos da Teoria literária com saberes advindos de outras áreas do conhecimento, sobretudo da Geografia, da Arquitetura e das Artes visuais. Como o corpus da pesquisa constitui-se de poemas de parede produzidos por grafiteiros em várias localidades da cidade de Teresina-PI, a primeira fase desta pesquisa se caracteriza pelo trabalho de campo, avançando posteriormente para a investigação acadêmica de caráter qualitativo, já que se volta essencialmente para conceitos e ideias em torno da noção da espacialidade poética na arte do grafite.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Externo à Instituição - JOSE WANDERSON LIMA TORRES - UESPI
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 08:30
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