Banca de DEFESA: MARIA DA LUZ OLIVEIRA DIAS

DISCENTE: MARIA DA LUZ OLIVEIRA DIAS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO - Sala 323 L
TÍTULO: NOVOS LETRAMENTOS NA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO PORTSURDO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Novos letramentos. Protótipo. PortSurdo. Língua portuguesa como L2. Surdos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Com o avanço das tecnologias, surgem novas demandas sobre o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos na sociedade contemporânea digitalmente conectada. A pesquisa sobre o PortSurdo tem relevância acadêmica e educacional e se justifica pela necessidade de investigar um protótipo que envolve tecnologias digitais para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos em um ambiente online, percebida a partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora com estudantes surdos e ouvintes em uma mesma sala de aula. O objetivo da pesquisa é analisar os novos letramentos na etapa de desenvolvimento do protótipo ProtSurdo para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, considerando um novo ethos e uma nova mentalidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente em autores como Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007, 2010, 2011), Rojo e Moura (2019) e Rosa (2016), sobre novos letramentos; Benetti, Seara e Schlindwein (2005), Kochanski (2013) e Somerville (2013), para discussão do protótipo PortSurdo; e Almeida (2016), Avelar e Freitas (2016), Nascimento et al. (2021), Quadros e Karnopp (2004) e Salles et al. (2004a, 2004b), no tocante ao ensino de língua portuguesa como L2 para surdos. A metodologia caracteriza-se, no que se refere à abordagem, como uma pesquisa qualitativa; em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos, constitui-se como uma pesquisa documental; e no que se relaciona à finalidade, configura-se como uma pesquisa aplicada. Adota-se o estudo de caso como método de pesquisa. O corpus da pesquisa constitui-se do PortSurdo como um todo e de suas partes na etapa de desenvolvimento do protótipo, hospedado em um ambiente online, desenvolvido com o Hot Potatoes, e interatividade possibilitada pelo uso de JavaScript em plataforma Windows com Macintoshe. Os resultados da análise dos dados mostram que na etapa de desenvolvimento do PortSurdo ocorrem osseguintes aspectos dos novos letramentos: digitalidade, ciberespaço, novo ethos e nova mentalidade, na constituição e funcionalidade do protótipo, estabelecendo relação com o ensino de língua portuguesa como L2 para surdos em uma perspectiva bilíngue. Conclui-se que os novos letramentos presentes na etapa de desenvolvimento do protótipo PortSurdo contribuem para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, por meio de informações sobre os conteúdos, perguntas e atividades com perguntas e respostas, relacionadas à leitura e interpretação de textos, produção de frases e enunciados e compreensão de gêneros textuais, proporcionando o uso de tecnologias digitais em um ambiente online, com um novo ethos e dentro de uma nova mentalidade.

Presidente - 1167715 - NAZIOZENIO ANTONIO LACERDA
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES - UESPI
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 08:53