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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA DAYANE FEITOSA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA DAYANE FEITOSA SOUZA
DATA: 22/09/2023
HORA: 08:30
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: O jogo com o leitor na hq Diomedes, de Lourenço Mutarelli.
PALAVRAS-CHAVES: Histórias em quadrinhos. Diomedes. Efeito Estético.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Essa pesquisa trata sobre o jogo realizado com o leitor na história em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli. As histórias do detetive Diomedes foram publicadas inicialmente em volumes separados, sendo que o primeiro volume foi publicado pela primeira vez em 1997. Somente em 2012 que a editora Companhia das letras reuniu todas as histórias, transformando-as em um único volume. A trilogia conta a história do detetive Diomedes, um anti-herói que nunca desvendou nenhum caso. A personagem é apresentada fora das características típicas de detetives clássicos do imaginário popular. Pois os detetives clássicos, em sua maioria, são dotados de alta inteligência, tipos misteriosos e essas características são contrárias às de Diomedes. Mutarelli atribui traços humanos a Diomedes, esses traços remetem à degradação do homem, evidenciando mazelas como a brutalidade, o desiquilíbrio social e a solidão enfrentada pelo homem pós-moderno. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é o de discutir o jogo do Efeito Estético que a HQ Diomedes provoca no leitor. E os objetivos específicos são: delinear a relação entre os elementos verbos-visuais da HQ Diomedes; descrever a maneira como o leitor atualiza e preenche os espaços vazios na narrativa Diomedes; a trilogia do acidente; e analisar os mecanismos envolvidos na produção do efeito na obra Diomedes, a partir da teoria do Efeito Estético. Em vista disso, essa é uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório bibliográfico, onde foram buscadas as respostas em bibliotecas físicas e virtuais, tendo como suporte os preceitos básicos da teoria do efeito estético de Wolfgang Iser (1996) - (1999), e as contribuições de Luiz Costa Lima (2006), Jean-Paul Sartre (2004), Borba (2003) e Assis (2016). Juntamente com os estudiosos sobre a temática das histórias em quadrinhos, como Cagnin (1975), Lins (2008), Campos (2015), Eisner (2010), entre outros. É importante salientar que Iser com a teoria do Efeito Estético se debruça em analisar o gênero textual romance. E apesar de que o romance e as histórias em quadrinhos sejam gêneros narrativos, os dois se diferem em relação ao modo de construção. Contudo, o Efeito Estético pode contribuir para explicar como ocorre a experiência estética do texto em quadrinhos. Além de ampliar a compreensão de como se dá a interação entre o texto verbo-visual que é característica própria desse gênero, em especial com a obra Diomedes: a trilogia do acidente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 481.916.393-00 - DIOGENES BUENOS AIRES DE CARVALHO - UESPI
Presidente - 008.591.443-64 - EMANOEL CESAR PIRES DE ASSIS - UEMA
Externo à Instituição - OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 12:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 06/05/2024 13:36