Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLA PIMENTEL FRANCO CALAÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLA PIMENTEL FRANCO CALAÇA
DATA: 20/02/2024
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO - meet.google.com/bgj-rzfi-uby
TÍTULO: FATO X OPINIÃO NO INSTAGRAM: O CONTRATO COMUNICACIONAL DO GÊNERO POST NO PERFIL DA AGÊNCIA LUPA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Semiolinguística; Instagram; Agência Lupa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta dissertação propõe-se a investigar a produção e interpretação de discursos no mundo  digital,concentrando-se no contrato comunicacional estabelecido pelo gênero situacional post de Instagram, utilizando como corpus, posts do perfil da agência de checagem de informações Lupa na mencionada rede social. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos estudos em Semiolinguística, de Charaudeau (2003; 2004; 2005; 2012; 2012; 2015) e na Análise do Discurso Digital proposta por Paveau (2022) e Dias (2018). A escolha do Instagram e do gênero post, foi motivada pelo grande impacto comunicativo que geram na sociedade atual. Optou-se pela Agência Lupa devido à sua posição pioneira e relevância na checagem de fatos no Brasil. A análise concentra-se em 43 posts da Lupa na semana prévia ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os resultados parciais da pesquisa demonstram que o contrato comunicacional envolvendo o discurso da Agência Lupa tem como principal propósito o "fazer-saber". O propósito da Agência está centralizado em informar e comprovar informações de cunho político-social, construindo sua identidade no cenário midiático da web 2.0. No nível discursivo, identificam-se a presença mais recorrente dos modos argumentativo e enunciativo. Os modos de tematização incluem análise, reportagem e checagem, enquanto o modo enunciativo destaca-se pela delocução. No nível formal, observa-se a estruturação da ordem linguageira do discurso, especialmente nas legendas, características do gênero post de Instagram. As restrições situacionais, comunicacionais e formais do contrato comunicacional são cuidadosamente estabelecidas no gênero analisado, visando garantir a adequação, eficácia e compreensão mútua na interação verbal. Conclui-se que o contrato estabelecido entre a Agência Lupa e a sociedade em geral é pautado pela finalidade, identidade dos participantes, propósito e circunstâncias materiais implicando, portanto, condições como a existência de dois sujeitos em relação de intersubjetividade, de convenções, normas e acordos que regulam a troca linguageira e de saberes partilhados, que compõem as circunstâncias de produção e interpretação do discurso.

Externo à Instituição - ILANA DA SILVA REBELLO VIEGAS - UFF
Presidente - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Notícia cadastrada em: 30/01/2024 17:20