• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA MACEDO LANDIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA MACEDO LANDIM
DATA: 30/08/2013
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Vídeo [CCHL]
TÍTULO:

A transformação do espaço rural de Petrolina (PE) e o agronegócio: Núcleo de Moradores - 7 em questão 


PALAVRAS-CHAVES:

Agronegócio. Semiárido. Desenvolvimento. Rural. Urbano.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO:

A presente pesquisa tem como, Transformação do espaço rural de Petrolina (PE) e o agronegócio, Núcleo de Moradores - 7 em questão, tem como objetivo analisar a transformação do espaço rural de Petrolina (PE) à luz do agronegócio, incrementado a partir da implantação do Perímetro Irrigado Nilo Coelho com ênfase no Núcleo de Moradores - 7, um de seus núcleos de irrigação. No contexto das novas relações do urbano e do rural, a análise estendeu-se à realidade urbana de Petrolina. Considerou-se com o pressuposto teórico a compreensão das novas dinâmicas do espaço rural no Semiárido pela moderna agricultura na emergência do desenvolvimento integrado e de sua inserção no mercado globalizado dinamizado pelo agronegócio, considerando o papel desempenhado pelo Estado, o mercado e demais agentes sociais envolvidos. A construção teórica perpassou pela pesquisa bibliográfica, acrescida pela documental e de campo. Na busca de pressupostos que respondessem aos questionários suscitados o referencial teórico sustentou-se na discussão na dinâmica de organização do rural brasileiro, em diferentes escalas têmporo-espaciais, levando questões sobre território, região, políticas regionais, redes, desenvolvimento rural, vendo suas implicações com o urbano, valendo-se das constribuições de diferentes teóricos. A partir dessas interpretações concluiu-se que a modernização do campo e difusão do agronegócio promoveram a reestruturação soocioprodutiva do rural de Petrolina, em que pese o NM-7, alterando o perfil socioprodutivo, padrão demográfico, relações de trabalho, mudanças de consumo e comportamento, evidenciando um novo rural em construção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UESPI
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES - UESPI
Presidente - 247.143.723-00 - MARIA TEREZA DE ALENCAR - UFPI
Notícia cadastrada em: 05/04/2013 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:25