Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLA TARSILA FURTADO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLA TARSILA FURTADO ROCHA
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: Concepção morfológica urbana através das transformações geográfica entre os anos de 2000 a 2020 em Parnaíba-PI
PALAVRAS-CHAVES: Cidades. Parnaíba. Morfologia Urbana. Crescimento Urbano
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O movimento de urbanização é um processo interacionista que tem como principal agente transformador o crescimento da população nas cidades. Para que se consiga compreender as caraterísticas atuais da cidade em que se habita, é necessário entender como se deu esse processo de urbanização, como ele foi planejado ou projetado, a sua instalação e todas as mudanças que ocorreram com os personagens que compõe esse sistema, para que se consiga identificar os pontos positivos e negativos desse processo e auxiliar no bom planejamento para programas e projetos futuros para se realizar intervenções urbanas coerentes e eficazes. O presente estudo está direcionado para a cidade de Parnaíba que teve como sua origem a influência da urbanização de Portugal com a finalidade de analisar seu crescimento urbano. Assim, definiu-se, enquanto objetivo geral analisar a concepção morfológica da cidade de Parnaíba através do crescimento urbano, na busca da linearidade cronológica entre os anos de 2000 a 2020. Quanto aos objetivos específicos foram definidos por; identificar os aspectos que influenciaram no crescimento urbano no início dos anos 2000 com suas semelhanças e diferenças; averiguar a importância do Estado no processo de formação urbana da cidade e sua influência na consolidação; destacar a morfologia urbana da cidade de Parnaíba através do crescimento urbano; identificar cronologicamente, a evolução desse processo de crescimento urbano no recorte temporal entre os anos de 2000 a 2020. A metodologia foi baseada em uma pesquisa qualitativa, relacionando referências para a compreensão da produção na área estudada, buscando pautar as variantes da pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos: utilizou-se das fontes primárias que se referem à pesquisa iconográfica, cartográfica e levantamentos acerca do assunto abordado; as fontes secundárias se concretizaram através da revisão bibliográfica (periódicos, teses e livros). Assim, procurou-se compreender os processos pelos quais a morfologia da cidade tem passado através das transformações urbanas ao decorrer dessas duas décadas. Verificou-se com esta pesquisa que houve um crescimento significativo na mancha urbana da cidade de Parnaíba no intervalo dos anos de 2000 a 2005, com uma estabilidade moderada nos anos posteriores até atingirmos o ano limiar que é 2020. Portanto, é notório que as demandas de expansão foram determinadas por fatores econômicos, expansão de estabelecimentos educacionais (universidades e faculdades), comércio e serviços, reforçados pela expansão imobiliária.

Presidente - 1301254 - EDVANIA GOMES DE ASSIS SILVA
Interno - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - VIRGÍNIA CÉLIA CAVALCANTE DE HOLANDA - UVA