News

Banca de QUALIFICAÇÃO: HALLYSSON FERREIRA DIAS MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALLYSSON FERREIRA DIAS MONTEIRO
DATA: 16/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: NOVOS ARES NO SERTÃO PIAUIENSE: O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ OU O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DE ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO PIAUÍ?
PALAVRAS-CHAVES: Energia eólica. Desenvolvimento. Caldeirão Grande do Piauí.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

O capital é o grande produtor de espaço: modifica, transforma e constrói novos territórios, novos lugares. A implantação dos parques de produção de energia eólica tem levado os municípios piauienses a novas configurações e relações sociais que antes não existia. Portanto, busca-se entender de que maneira o capital interferiu na construção desse novo espaço, adaptando-se e modificando a conjuntura local, fortemente influenciado pelas decisões nos centros globais. O objetivo da pesquisa é compreender como a instalação de parques eólicos no território piauiense modificou o espaço geográfico e impõe aos lugares uma nova dinâmica. De acordo com o objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: identificar os parques eólicos distribuídos pelo território piauiense; analisar as principais políticas públicas implementadas para o uso e produção da energia eólica no Brasil; verificar o impacto da implantação das usinas eólicas na geração do desenvolvimento, considerando como recorte espacial o município de Caldeirão Grande do Piauí. A pesquisa busca resposta às afirmações que qualificam a implantação dos parques eólicos como produtores do desenvolvimento local motivado por grandes investimentos na implantação e produção da energia, buscando entender se esses investimentos foram capazes de gerar o desenvolvimento socioeconômico na região. O método selecionado na pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético, tendo em vista que este funciona como a lente pela qual é analisada a realidade que se propõe a estudar, ou seja, o método guia para a interpretação da realidade de um determinado território. Corrobora-se que a temática em epígrafe é de fundamental importância no âmbito da Ciência Geográfica, a qual emerge condições concretas de pensar o espaço enquanto materialidade e totalidade, destacando as contribuições na produção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2231533 - EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - ANTONIO JEOVAH DE ANDRADE MEIRELES - UFC
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 05:48