Banca de DEFESA: MÁRCIO LUIZ DUQUE CARVALHO DE SOUSA

DISCENTE: MÁRCIO LUIZ DUQUE CARVALHO DE SOUSA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO: ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM E ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GURGUÉIA, ESTADO DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Hidrográfica. Análise integrada da Paisagem. Baixo curso. Rio Gurguéia.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

Um dos atuais desafios da ciência geográfica consiste em buscar oferecer uma visão holística que integre diferentes elementos formadores da complexidade espacial própria das relações entre natureza e sociedade. Considera-se que uma análise sistêmica na Geografia pode representar de forma adequada a relação dos componentes naturais e antrópicos como formadores da paisagem e que a bacia hidrográfica é uma unidade de investigação fundamental para analisar este comportamento sistêmico das variáveis naturais e das intervenções antrópicas. O presente estudo foi amparado por concepções teórico-metodológicas e conceituais sistêmicas, assim também pela análise integrada da paisagem no âmbito da Geografia Física. Nesta pesquisa definiu-se como objetivo geral: Realizar uma análise geoambiental integrada do trecho de baixo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, Piauí considerando seus aspectos socioambientais e a análise integrada da paisagem. A pesquisa apresenta ainda como objetivos específicos: a) Caracterizar o ambiente físico-natural da área através da identificação, estudo e inter-relação dos componentes Geoambientais da paisagem; b) Discutir a dinâmica referente aos aspectos do ambiente fluvial do trecho de baixo curso da bacia hidrográfica do rio Gurguéia; c) Apresentar os elementos pertinentes a dinâmica socioambiental de uso ocupação da área de baixo curso da BHRG. Os resultados apresentados correspondem à caracterização geoambiental da área, a partir da identificação, caracterização e inter-relação de sua base geológica, do relevo, do clima, dos solos e cobertura vegetal. Em que foram elaborados mapas para cada componente geoambiental, assim como de hipsometria, declividade, drenagem e dos usos da terra. Para efetivar a etapa de análise e inter-relação das variáveis geoambientais foi delineado um mapa de unidades de paisagem do baixo curso da BHRG, realizado a partir do processamento e análise de dados (SRTM). Desse modo considerou-se os parâmetros, morfométricos de altimetria, declividade e relevo sombreado. Vale destacar também ter sido utilizado o contexto geológico da área. Neste sentido, realizou-se o levantamento dos aspectos hidrográficos do baixo curso do rio Gurguéia e seu ambiente fluvial. Como resultados também se destacam a contextualização sobre a dinâmica socioambiental deste trecho de baixo curso da bacia hidrográfica e a discussão das suas classes de uso e ocupação da terra.

Presidente - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Interno - 2231533 - EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - RONEIDE DOS SANTOS SOUSA - UEMA
Externo à Instituição - SIDINEYDE SOARES DE LIMA COSTA - SEDUC-PI