Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO JANILSON DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO JANILSON DA SILVA SOUSA
DATA: 25/05/2023
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS MASTÓCITOS NA MORTE NEURONAL ENTÉRICA DURANTE A COLITE POR TNBS: PAPEL DA VIA S100β/RAGE/NFκB
PALAVRAS-CHAVES: Mastócitos. Sistema Nervoso Entérico. TNBS. Doença inflamatória Intestinal
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Biomedicina

No intestino, os danos teciduais, a ação de microrganismos ou alguns traumas podem culminar com a ausência de modulação de alguns mediadores ocasionando uma ação exageradadoprocessoinflamatóriolevandoacronificaçãoeperdadefunção, consequentemente gerando uma doença inflamatória intestinal (DII). A Retocolite ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC) são as principais desordens pertencentes ao grupodasDIIcujasetiologiassãocomplexaseenvolvemfatoresambientais, microbiológicos,imunológicosegenéticos.Interaçõesneuroimunesintegrama fisiologia intestinal e participam da patogênese das doenças inflamatórias intestinais, sendo os mastócitos uma das células residentes envolvidas na comunicação do sistema imune entérico inato com o sistema nervoso entérico. Estas células do sistema imune inato encontram-se intimamente ligadas aos nervos no trato gastrointestinal de várias espécies,incluindohumanos,sendoestácomunicaçãorelevantetantoparao funcionamento normal do intestino, como no desenvolvimento das DIIs. Um estudo recente demonstrou que marcadores das células da glia entérica bem como marcadores neuronaisapresentaramalteraçõesquandoascélulasmastocitáriassofreramum processo de degranulação prévia pelo composto 48/80. Outro estudo também apresentou resultados semelhantes nos mesmos marcadores ao promover a inibição de uma via denominada S100β/RAGE/NFκB em modelo de mucosite intestinal induzida por agente quimioterápico. Diante dessas observações, o presente estudo buscou avaliar a ação dos mastócitos na morte neuronal entérica através da via S100β/RAGE/NFκB em um modelo experimental de colite induzida por TNBS. A estratégia utilizada no estudo consistiu em inibir a ação dos mastócitos através do composto 48/80, comparando seus efeitos sobre os parâmetros inflamatórios, em relação ao grupo controle e ao grupo que receberáisotiocianato de pentamidina para inibição da proteína S100β.Foram avaliados os escores macroscópicos e peso úmido do cólon, além dos níveis de MPO e GSH, e serão ainda avaliados os escoresmicroscópicos, contagemdemastócitostotale degranulados, dosagens de nitrato/nitrito, MDA, SOD e Catalase; Dosagem de TNF-α, IL-1β, IL-6, IL-8; Imunomarcação de iNOS, NFκB, S100β, GFAP, RAGE e HuC/D; e Expressão proteica e gênica de iNOS, NFκB, S100β, GFAP, RAGE e HuC/D. Todos os protocolos e experimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal(CEUA)daUniversidadeFederaldoDeltadoParnaíba(Protocolo006/2021). Ao final deste estudo espera-se demonstrar a participação dos mastócitos na morte neuronal através da ativação da via S100β/RAGE/NFκB, e assim elucidar novos alvos para abordagens terapêuticas no tratamento das doenças inflamatórias intestinais.

Interno - 2714919 - DANIEL DIAS RUFINO ARCANJO
Externo à Instituição - DIVA DE AGUIAR MAGALHÃES - UFDPar
Externo ao Programa - 025.487.783-47 - TARCISIO VIEIRA DE BRITO - UFPI
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 10:05