Banca de DEFESA: RAMIRES FEITOSA DE FREITAS

DISCENTE: RAMIRES FEITOSA DE FREITAS
DATA: 02/05/2023
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS, FITOQUÍMICAS E TOXICOLÓGICAS, EM Zophobas morio, DAS FOLHAS DE Moringa oleifera Lam.
PALAVRAS-CHAVES: Moringa oleifera Lam. Alimento. Folhas. Toxicidade. Zophobas morio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A planta Moringa oleifera Lam (MO), é um exemplo importante de espécie vegetal com elevado potencial nutricional por ser uma fonte de macro e micronutrientes, destacando-se, os elevados índices das vitaminas, minerais, ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos essenciais e proteínas. Praticamente todas as partes da MO são usadas para alimentação, vagem, folhas, flores, raízes e óleo da semente são usados em diferentes receitas gastronômicas por comunidades africanas e asiáticas. É importante ressaltar, porém, que mesmo quando já utilizadas por algumas comunidades, a inserção de plantas ou de suas estruturas na alimentação pode estar associado a riscos. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma busca prospectiva do uso do pó das folhas de MO como alimento humano, além de avaliar suas propriedades reológicas, fitoquímicas e toxicológicas. Para a prospecção, foram realizadas busca de artigos científicos nas plataformas PubMed, Scopus e Scifinder e busca de depósito de patentes em bancos de dados nacionais e internacionais. Para caracterização do pó das folhas de MO foram realizadas testes reológicos, caracterização microscópica e análises fitoquímicas e de composição centesimal. A avaliação de toxicidade in vivo se deu por meio de teste em larvas de Zophobas morio. A busca em bancos de dados totalizou em de 32 artigos e 86 depósitos de patentes relacionados ao tema Moringa oleifera Lam como alimento humano. Os testes de caracterização demonstraram características das amostras permitindo um maior entendimento de suas propriedades reológica e físico-químicas. O teste de toxicidade em larvas de Z morio indicaram para baixa toxicidade de MO, a taxa de sobrevivência foi acima de 75 % para todas as amostras, de modo que não apresentaram diferença estatisticamente significativa quando comparas com o controle negativo. Os resultados apresentados por essa pesquisa expõem qualidades promissoras de MO, fomentando a realização de novos estudos que permitam o aprofundamento do conhecimento a respeito da segurança e uso da mesma.

Interno - 1549662 - HERCILIA MARIA LINS ROLIM
Externo ao Programa - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Presidente - 1512631 - LIVIO CESAR CUNHA NUNES
Externo ao Programa - 3008542 - MICHEL MUÁLEM DE MORAES ALVES