Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ATILA PEREIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ATILA PEREIRA DE ARAUJO
DATA: 07/06/2023
LOCAL: Sala de aula do NTF
TÍTULO: Potencial biológico de extratos de physalis spp. no sistema nervoso central
PALAVRAS-CHAVES: Physalis peruviana, neurotoxicidade, neuroproteção, citoproteção
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

As plantas pertencentes ao gênero Physalis apresentam elevada importância para a economia e para a saúde. Dentre as suas propriedades destacam-se o seu papel depurativo, fortalecedor do nervo óptico, antibiótico, antiparasitário, além de útil no tratamento de problemas de próstata. Diante disso, verifica-se a necessidade de investigar o potencial biológico desta planta no âmbito do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que suas propriedades ainda são escassas. Assim, o principal objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento de pesquisas científicas que revelem a potencialidade terapêutica do gênero Physalis relacionada à sua atividade neuroprotetora. Tratou-se de uma revisão integrativa, na qual foram utilizadas as bases de dados PubMed,Web Of Science e Scopus. Foram pesquisadas 459publicações, entre as quais, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de três artigos indexados. Com base nos resultados evidenciados, observou-se que as espécies P. peruviana e P. angulata são as que apresentam efeitos benéficos no SNC. Tal potencial biológico se baseia no efeito antioxidante e antiapoptótico dos extratos aquoso e metanólico, além do suco das respectivas plantas. A atividade antioxidante se deve à presença de compostos fenólicos (sobretudo polifenóis) e flavonoides em sua composição. Inferiu-se também que essa planta é importante para inibir a redução dos níveis de serotonina e a peroxidação lipídica no SNC dos animais, bem como ter relevância na diminuição da concentração de interferon-gama (IFN). Portanto, os trabalhos encontrados reforçam a necessidade de ampliar as pesquisas relacionadas à neuroproteção pela Physalis spp. e sobre sua atuação no tratamento de diversas outras doenças neurodegenerativas.

Externo à Instituição - ANTONIA MAURYANE LOPES - UNINASSAU
Presidente - 1945632 - CARLA SOLANGE DE MELO ESCORCIO DOURADO
Interno - 1943330 - MAURICIO PIRES DE MOURA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 14:52