Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMYLLE MELO NUNES BONFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMYLLE MELO NUNES BONFIM
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Auditório do curso de Farmácia
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE NIOSSOMAS PARA O CARREAMENTO UM DERIVADO QUINÔNICO COM ATIVIDADE ANTICÂNCER
PALAVRAS-CHAVES: Câncer. Quinonas. Nanotecnologia. Sistema de liberação de fármacos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O câncer se caracteriza por um crescimento desordenado de células anormais, que propendem a invasão de tecidos. Compostos como a Nor-beta-lapachona (NβL), quinona derivada do lapachol, são citotóxicas para muitas linhagens de células de câncer, porém esta é altamente lipofílica nanocarreadores como os niossomas são sistemas vesículas, nanométricos formados por hidratação de surfactantes não-iônicos, colesterol ou outras moléculas, com muitas vantagens, e atuam otimizando a entrega de fármacos lipofílicos. Este trabalho possuí dois capítulos, o primeiro buscou analisar sistematicamente o que se tem atualmente na literatura envolvendo sistemas niossomais para o encapsulamento de substâncias anticâncer, e o segundo propôs o desenvolver um planejamento experimental fatorial para escolha de uma ideal formulação niossomal para posterior encapsulamento da NβL. A revisão sistemática
realizada utilizou a metodologia PRISMA para seu desenvolvimento, e ocorreu nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Embase, os artigos foram submetidos a critério de inclusão e exclusão e análise de qualidade metodológica, com a extração de informações definidas. Foi realizado um planejamento experimental fatorial 3 2 pela metodologia de hidratação de película fina, com as variáveis de Span ® 60 e colesterol em três níveis (+1, 0, -1), e analisado como variáveis de respostas: tamanho de partículas, índice de polidispersão (PDI) e potencial zeta, os dados estatísticos foram analisados pelo programa MINITAB18 ® para nível de confiança de 95% (p<0,05). Na revisão foi incluída um total de 46 artigos, com a maioria dos trabalhos desenvolvidos no Irã, e a maioria em 2023, as substâncias encapsuladas foram as mais variadas, com intensa presença de Doxorrubicina (DOX) e Curcumina 2 (CUR), o método mais utilizado foi o de hidratação de película/filme fino e com bastante uso de surfactantes não iônicos e colesterol. A maioria dos trabalhos obtiveram bons resultados físico-químicos e eficiência encapsulação variada. As células mais utilizadas para avaliar citotoxicidade foram as de câncer de mama e pulmonar e os estudos demonstraram em sua maioria bons resultados de citotoxicidade e de promoção de bons sistemas de liberação. Para o planejamento fatorial, foram feitas 9 formulações (F1-F9) sem o fármaco. O tamanho de partículas das 9 formulações variou de 378,9±27,80 a 164,7±0,20 nm, o PDI ficou entre 0,64±0,00 a 0,056±0,05 e o potencial zeta entre - 35,6±3,08 e -43,3±3,35 mV. Os resultados demonstraram por meio do planejamento que o cruzamento das variáveis apresentou interferência estatisticamente significativa no tamanho e PDI (p<0,05), mas não para o potencial zeta. Dentre as 9 formulações, a F5 foi a escolhida para posterior encapsulamento da NβL por apresentar melhores valores de tamanho, e bons resultados de DPI e potencial zeta. Com a revisão sistemática podemos concluir que há uma crescente de trabalhos voltados para esta temática e que seus resultados demonstram uma boa evolução. O planejamento fatorial experimental apresentou ser uma boa metodologia de trabalho para a escolha do melhor sistema niossomal, orientando para a escolha da melhor nanoformulação para posterior encapsulamento da NβL.

Interno - 1551616 - CHISTIANE MENDES FEITOSA
Interno - 1549662 - HERCILIA MARIA LINS ROLIM
Interno - 1654493 - MARCIA DOS SANTOS RIZZO
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES LIMA - UESPI