Banca de DEFESA: NATASHA DE ARAÚJO LIMA LEITE

DATA: 15/05/2023
LOCAL: Sala da Pós-Graduação PPGBiotec_UFDPar
TÍTULO: READING UP: APLICATIVO MÓVEL PARA LEITURA GUIADA
PALAVRAS-CHAVES: leitura guiada, bilíngue, aplicativo móvel, educação..
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O uso da tecnologia como aliada no processo de ensino-aprendizagem é uma realidade. Sistemas que auxiliam na aquisição da leitura e no acesso a livros e a metodologias de ensino, levando em consideração as particularidades de cada leitor, promovem recursos para professores e estudantes. Em particular, a leitura guiada, método que favorece a aprendizagem, ao respeitar o nível do aluno, a interação professor-aluno e considerar o conhecimento prévio do aluno, tem sido amplamente utilizada. Embora haja aplicativo móvel e sistemas para leitura guiada, estes não comtemplam todas as etapas da mesma. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver aplicativo móvel de leitura guiada (Reading Up) para aprendizes de diferentes idades, o qual contemple todas as fases da leitura guiada. Além disso, o aplicativo Reading Up deve fornecer meios para os profissionais avaliarem, acompanharem e indicarem as tarefas, em área reservada do aplicativo. Para alcançar este objetivo, um modelo de co-design foi utilizado em três momentos. O Reading Up foi desenvolvido utilizando o framework Django, que é baseado na linguagem Python. Ademais, as tarefas são desenvolvidas com a ferramenta H5P que permite a criação de multimídia interativa para web. Os resultados, obtidos através da Escala de Usabilidade (SUS) e UEQ (questionário para avaliar a experiência do usuário), mostram que o aplicativo foi aceitável, nota B e excelente. Conclui-se que o estudo atingiu seus objetivos quanto a validação dos objetivos, estrutura a apresentação, e relevância. Ficando o incentivo a mais estudos nessa área e ao desenvolvimento de mais funcionalidade no próprio aplicativo.

Interno - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Externo à Instituição - VALÉCIA NATÁLIA CARVALHO DA SILVA - FACMA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS