Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIZA RAIANNE LUZ RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIZA RAIANNE LUZ RODRIGUES
DATA: 26/03/2024
LOCAL: AUDITÓRIO OESTE
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO DERIVADO 2-AMINOTIOFÊNICO (SB-83) SOBRE Leishmania spp. E PRODUÇÃO DE NANOSSISTEMAS POLIMÉRICOS
PALAVRAS-CHAVES: SB-83; derivados tiofênicos; 2-aminotiofênico; Leishmanioses; Imunomodulação; Leishmania, nanopartículas.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

As leishmanioses, classificadas como Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), representam uma séria de patologias de agravo junto à saúde pública. O tratamento convencional, datado de 1940, apresenta desafios significativos, como manejo prolongado em ambiente hospitalar, alta toxicidade e risco de resistência. Diante dessa urgência por alternativas, este estudo investigou a atividade antileishmania do derivado 2-aminotiofênico SB-83 em diferentes cepas de Leishmanias tegumentares e viscerais. O SB-83 mostrou eficácia na inibição do crescimento de diversas espécies, incluso L. major (CI50 = 4,276 μM), L. braziliensis (CI50 = 6,077 μM), L. donovani (CI50 = 9,837 μM) e L. infantum (CI50 = 7,469 μM). A avaliação em macrófagos RAW 264.7 revelou uma CC50=24,73 e um índice de seletividade (IS) de 3.31. A análise por microscopia de força atômica de estruturas promastigotas de L. infantum evidenciaram padrões de rugosidade estimulados pelo tratamento, com características de englobulações no corpo celular, indicativo de atividade direta contra o parasita, induzindo morte celular por apoptose inicial. A eficácia do SB-83 contra amastigotas intramacrofágicas (CE50=2,91) induziu resposta imunomodulatória com aumento de TNF-α e IL-12, além da redução de IL-10 nos macrófagos tratados. Observou-se elevado estresse oxidativo in vitro, representado por NO e EROs, além de perturbações morfológicas mediante a avaliação estrutural por meio de microscopia de força atômica (AFM), revelando que após o tratamento com o SB-83 houve uma transição para uma forma ovalada e diminuição no tamanho celular, indicativos de apoptose em fase inicial, com necrose secundária, que foi confirmada pela expressam de visual os resultados observados por meio da citometria de fluxo, revelando formas promastigotas de L. infantum tratadas com SB-83 marcadas com Anexina V-FITC+/IP+, confirmando indícios de morte programada, especialmente em concentrações mais elevadas (30 µM). Não houve evidência de atividade estrutural voltada ao volume lisossomal. Nesse contexto, o SB-83 emerge com a abordagem da formulação de nanoemulsões poliméricas para auxiliar na entrega monitorada do composto e mimetizar uma melhoria na eficácia da atividade, a utilização do Ethocel com SB-83 atingiu um valor de ± 203,36 nm de diâmetro, e uma polidispersidade (PDI) com parâmetro de ± 0,131. O potencial zeta (ζ) foi de -28,8 mV, mimetizando um sistema coloidal homogêneo e estável à princípio. Diante desse cenário deslrumba-se um estudo mais aprofundado da caracterização dessa nanopartícula voltado ao combate à leishmanioses.

Presidente - 841.003.203-10 - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI
Interno - 1718303 - DURCILENE ALVES DA SILVA
Interno - 2362290 - KLINGER ANTONIO DA FRANCA RODRIGUES
Externo ao Programa - 2147346 - TATIANE CAROLINE DABOIT