Banca de DEFESA: SILVANA TEIXEIRA DE ARAÚJO SOUSA

DISCENTE: SILVANA TEIXEIRA DE ARAÚJO SOUSA
DATA: 25/01/2023
LOCAL: Online/Remoto - Google Meet
TÍTULO: 'Apagando incêndios' na Educação Pública: a atuação e os vínculos organizacionais das equipes multiprofissionais no contexto da pandemia da COVID 19.
PALAVRAS-CHAVES: Equipes multiprofissionais, pandemia, escolas públicas, vínculos organizacionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

A pandemia da COVID-19 levou à necessidade de distanciamento social, o que resultou na suspensão das atividades de diversos setores, dentre eles, as equipes multiprofissionais da educação, as quais tiveram de lidar com novas condições laborais, que podem ter afetado os processos de trabalho e vínculos organizacionais desses grupos. Nesse ensejo, a presente pesquisa investigou, a partir de uma perspectiva psicossociológica, a qualidade do vínculo organizacional nas práticas das equipes de trabalho multiprofissionais das escolas públicas de Teresina, no contexto da pandemia da COVID 19. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo-exploratório, realizado junto às pedagogas, assistentes sociais, psicólogas e psicopedagogas de três equipes multiprofissionais, lotadas nas Gerências Regionais da Educação em Teresina. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos, categorizados e discutidos à luz do referencial da Psicologia Organizacional e do Trabalho, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). O comprometimento é associado pela maioria a questões subjetivas das trabalhadoras, o compromisso ético e social delas.  Entretanto, indícios de entrincheiramento e consentimento foram percebidos em algumas profissionais. Os resultados corroboram com o apresentado na literatura, a qual indica que problemas de condições de trabalho afetam a efetividade das equipes, bem como interferem na satisfação, na realização pessoal e no desejo de permanência na instituição para metade das profissionais de duas equipes. A pandemia é mencionada como fator que agravou as demandas e a sobrecarga de trabalho, mas que também trouxe maior visibilidade para a importância das equipes nas escolas.

Interno - 1398721 - ANA RAQUEL DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ RÔMULO TRAVASSOS DA SILVA - UEMA
Presidente - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 13/01/2023 09:02