Banca de DEFESA: MARIA HELENA DE OLIVEIRA

DATA: 10/03/2016
LOCAL: Sala de Video I
TÍTULO:

Letramentos nas práticas de atores do contexto escolar

PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos. Eventos de letramentos. Contexto escolar

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa, realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona sul da cidade de Teresina - Piauí, foi motivada pelo interesse nos estudos sobre os letramentos, especialmente no contexto escolar. Desse modo, apresentamos como objetivo geral investigar as práticas de letramentos nas quais estão envoltos atores no contexto de uma escola pública da rede estadual em Teresina. A partir desse objetivo indagamos: Quais as manifestações de letramentos legitimadas pela instituição escolar. Essa indagação é pertinente, tendo em vista que a escola é um espaço por onde ocorrem vários eventos de letramentos, estes ligados às práticas de natureza social e cultural e, legitimados pela escola. Nosso estudo propôs, ainda, averiguar como os letramentos se apresentam no contexto escolar; descrever eventos de letramentos nos quais se envolvem os atores do contexto escolar, analisar o comportamento dos atores diante dos eventos de letramentos no universo escolar. A pesquisa, qualitativa, de natureza etnográfica, teve como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários, que possibilitaram conhecer quais as práticas de letramentos desses atores e quais significados atribuídos a elas. À luz dessas considerações, esta dissertação foi organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, trouxemos uma abordagem sobre a escrita na sociedade, utilizando como aportes teóricos, principalmente, os estudos de Olson (1997), Coulmas (2014) e Mandel (2011).No segundo capítulo, apresentamos uma discussão sobre o letramento, apontando autores como Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni (2010), Costa (2010), Silva (2008), Bazerman (2011, 2015), Bunzen (2010), Buzato ( 2007), Campello (2009) dentre outros, com suas contribuições para a compreensão da dimensão sociocultural do Letramento. Em seguida, no terceiro capítulo, discorremos sobre o percurso metodológico da pesquisa, apresentando seus sujeitos, o espaço pesquisado, o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, bem como os procedimentos de análise. Nessa trajetória de investigação, nos apoiamos em autores como Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Masini (2010), Silva Júnior (2010) e Oliveira (2014). Finalmente, no último capítulo apresentamos a análise dos dados da pesquisa sobre as manifestações, características, descrição e comportamentos dos atores envolvidos em práticas de letramentos através dos eventos de letramentos ocorridos no contexto escolar. A partir das análises fizemos uma discussão dos resultados e consequentemente as considerações finais.

Presidente - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 10:49