Notícias

Banca de DEFESA: SÉRGIO DE SOUSA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 30/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: As percepções de affordances de alunos e professores sobre o uso de TICS como uma ferramenta de auxílio de aprendizagem de Língua Portuguesa em uma escola da rede pública de Angical do Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Percepções, Affordances, Professores, Alunos, TICS.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O Ensino de Língua Portuguesa oferece uma infinita gama de possibilidades para que se possam trabalhar as habilidades linguísticas. Na atualidade, o avanço da tecnologia chama a atenção para a necessidade de um aprimoramento das capacidades para utilização de novos equipamentos, de modo que o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, tais como a identificação de diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos caracterizadores dos sistemas de comunicação e a relação das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas, são fatores de relevância na globalização das ideias, das experiências acumuladas durante séculos e do aperfeiçoamento do trabalho de muitos profissionais, isso inclui o professor. Esta pesquisa, objetiva apresentar o delineamento de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública do município de Angical do Piauí como requisito para a obtenção do título de mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os dados que compõem este estudo foram coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas e questionários com os sujeitos da pesquisa: alunos do Ensino Médio e uma professora de Língua Materna. Na proposta do estudo, foi investigado quais as percepções de affordances de alunos e professores sobre o uso das TICS em sala de aula. Para isso, foi investigado se a professora utiliza as TICS na sala de aula, quais as dificuldades que ela enfrenta e a opinião do corpo docente e discente com relação à chegada das tecnologias digitais na escola. Para tanto, autores como Indezeichak (2014), Silva (2013), Leite e Ribeiro (2012), Prensky (2001), Valadares (2012), entre outros foram relevantes para dar subsídio teórico em relação à temática estudada. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Externo ao Programa - 1167715 - NAZIOZENIO ANTONIO LACERDA
Notícia cadastrada em: 17/03/2017 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:37