Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA MARTINS BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA MARTINS BRITO
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: Leitor navegador: um olhar sobre as habilidades de leitura do 6º ao 9º ano voltadas para a cultura digital à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades de Leitura. Leitor Contemporâneo. Base Nacional Comum Curricular. Gêneros Digitais. Multissemioses.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A Internet tem ampliado as novas formas de ler e de escrever. Nesse sentido, é imprescindível o desenvolvimento de um leitor proficiente capaz de utilizar habilidades que contemplem as práticas de leitura em conformidade às novas demandas sociais contemporâneas. Na esteira dessa discussão, verificamos a Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC) como um documento que expõe a necessidade de se rediscutir entendimentos ligados ao ensino e a aprendizagem de habilidades de leitura na escola relacionadas às multissemioses em diversos contextos que envolvem mídias digitais. A partir desse documento, que se propõe como norte para que as escolas de todo o Brasil elaborem os currículos, percebemos um perfil leitor diferenciado, ou seja, um leitor que está imerso em diversos contextos, inclusive no digital. Dessa forma, o presente trabalho tem como propósito identificar as habilidades de leitura exigidas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Eixo de Leitura da BNCC, tendo como foco as práticas de leitura que envolvem a relação entre múltiplas semioses e gêneros digitais. Para a realização deste estudo, utilizamos como base teórica Coscarelli e Novais (2010), Dionísio (2006), Gomes (2019), Kress e Van Leeuwen (2006), Lemke (2010), Ribeiro (2003, 2008), Rojo (2009) entre outros. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa pautada em uma abordagem descritiva-interpretativa que tem as seguintes etapas: 1) Leitura e descrição das habilidades de leitura previstas para o ensino fundamental (Anos Finais) em Língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular; 2) Seleção das fontes bibliográficas secundárias (leis, artigos, livros, dissertações, teses, periódicos etc.) que servirão como apoio teórico para as reflexões advindas do estudo da Base Nacional Comum Curricular e das habilidades de leitura relacionadas aos gêneros digitais; 3) Análise e discussão das habilidades de leitura propostas pela BNCC para textos no âmbito digital, com foco no 6º ao 9 ano do ensino fundamental. A partir da interpretação dos dados, avaliaremos as novas habilidades voltadas à construção da competência de leitura em contextos que preconizam o texto em diversos suportes da internet. Asseveramos, portanto, que é preciso discutir sobre as habilidades de leitura que estão envolvidas nos contextos de Letramento Digital, pois é necessário que haja a integração das tecnologias digitais nas instituições escolares, com o intuito de que a escola colabore para formação de leitores capazes de enfrentar os desafios do século XXI.

Interno - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - TARCILANE FERNANDES DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 14:50