Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISA PINHEIRO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISA PINHEIRO CARVALHO
DATA: 24/09/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A adaptação do romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, para o roteiro da minissérie televisiva
PALAVRAS-CHAVES: Dois Irmãos; Romance; Adaptação literária; Roteiro audiovisual; Roteiro adaptado.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa tem por objetivo propor uma análise da adaptação do romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, para o roteiro da minissérie homônima, escrita por Maria Camargo e veiculada pela Rede Globo de Televisão. Iniciando-se esta abordagem, observa-se que os textos literários são amplamente adotados como inspirações narrativas desde os primórdios do Cinema e da Televisão. Nesse contexto, compreende-se que essa relação intermidial deve opor-se às concepções de inferioridade e de fidelidade da obra audiovisual perante a literária. Portanto, torna-se relevante a avaliação das particularidades dessas mídias, a fim de se perceber a necessidade de transformação dos elementos do meio literário para o audiovisual. Assim, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Como foi realizada a reconfiguração da narrativa do romance Dois Irmãos no roteiro da minissérie televisiva? Esta investigação também destaca que, na fase de levantamento bibliográfico das produções acadêmicas acerca dessa adaptação, constatou-se uma lacuna quanto a avaliações aprofundadas daquele roteiro televisivo, então, ele surge como objeto central deste trabalho. Além disso, destaca-se a fundamental importância do roteiro nos processos adaptativos, por ele ser um elemento intermediador entre a obra primeira e o produto audiovisual final. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. Os principais aportes teóricos são Camargo (2017a; 2017b), Hutcheon (2013), Stam (2008; 2009), Candido (2007), Forster (2005), Comparato (2009), Field (2001) e McKee (1997). Finalmente, esta pesquisa compreende essas diferentes linguagens por meio de um comparativismo que percebe o roteiro adaptado como uma obra que dialoga com outra, mantendo-se autônomo e criando significações próprias.

Presidente - 836.463.293-00 - HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO - UESPI
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - THAISA PINHEIRO CARVALHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 08/09/2021 16:43