• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: WENILSON SALASAR DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENILSON SALASAR DE SANTANA
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Oralidade na sala de aula de língua materna: estudo sobre o processo de ensino de gêneros orais em uma escola de nível médio.
PALAVRAS-CHAVES: Didatização. Ensino de língua materna. Gêneros orais. Oralidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Na instituição escolar de nível médio brasileira, questões envolvendo processos de ensino oportunizam estudos sobre modos de pensar e sobre formas de fazer a docência. Sob a percepção de que o ensino de língua materna tem passado por várias transformações, que vem mudando a maneira de ser dessas aulas, em diferentes contextos pelo país, esta dissertação situa o processo de ensino de gêneros orais como objeto de pesquisa, tendo por objetivo geral analisar, qualitativamente, processos pedagógicos de ensino de gênero orais em uma instituição escolar de nível médio e como objetivos específicos: (i) descrever, a partir de documentos pedagógicos da escola, os procedimentos de didatização de gêneros orais desenvolvidos por professores de língua materna; (ii) verificar, sob a perspectiva docente, as motivações pedagógicas para o ensino dos gêneros orais na escola pesquisada; (iii) mostrar, em comparação aos documentos oficiais e escolares, como ocorre a sistematização e como se dá o ensino de gêneros orais no componente curricular língua portuguesa; (iv) interpretar o contexto pedagógico do ensino de oralidade na escola pesquisada. Para isso, fundamentamo-nos, teórica e metodologicamente, em Bakhtin (2016), a respeito dos gêneros do discurso; Schneuwly & Dolz (2004), acerca do tratamento pedagógico sistemático dos gêneros orais na escola; Marcuschi (2001, 2007, 2008), sobre as relações no continuum fala & escrita e sobre processos de ensino de gêneros orais; Signorini (2001), Soares (2002), Antunes (2003), Fávero, Andrade & Aquino (2012), Gomes-Santos (2012), Leal e Gois (2012), Carvalho & Ferrarezi Jr. (2018), Elias (2018), Castilho (2019) e outros, sobre oralidade e ensino de língua portuguesa. Tomamos ainda, como aporte de nossas discussões, as orientações oficiais da área de Linguagens para o ensino de língua materna no nível médio, conforme Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2002), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNL, 2014) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Trata-se de uma pesquisa básica quanto à finalidade, qualitativa em relação à abordagem, descritiva e interpretativista quanto aos objetivos, cujo procedimento metodológico envolveu (i) estudo documental, onde, através de notas e fichamentos de conteúdo, foram investigados a proposta pedagógica da escola e os planos de ensino de língua materna; (ii) estudo de campo sobre percepções docentes acerca do ensino de gêneros orais, no qual, por meio de questionário, verificamos as práticas pedagógicas no ensino da oralidade. Os dados estão sendo gerados com uso dos instrumentos: notas de análises documentais, entrevista semiestruturada e notas de observação de aulas em regime remoto. Devido ao contexto de pandemia da Covid-19, a coleta de dados de campo ocorrerá sob mediação da internet, tendo sido adotado o método netnográfico para interação com os participantes da pesquisa. O procedimento de análise, que dará origem aos resultados, consiste em discussão teórico-descritiva fundamentada nos aportes da pesquisa.

Externo à Instituição - AILMA DO NASCIMENTO SILVA - UESPI
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 12:23