Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO DE OLIVEIRA NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO DE OLIVEIRA NOBRE
DATA: 23/12/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O FALAR SEM LIMITES: ANÁLISE DE DISCURSOS RACISTAS E LETRAMENTO CRÍTICO COMO INSTRUMENTOS DE PRÁTICA DA LINGUAGEM NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Discriminação racial. Análise de Discurso. Letramento Crítico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Alguns problemas sociais são materializados na linguagem e causam problemas comunicativos, como no caso do preconceito, quando um indivíduo, ao expressar seus posicionamentos de forma agressiva, faz a linguagem ter um caráter antidemocrático e segregacionista. Dessa forma, nesta pesquisa, propomos, de forma geral, analisar os discursos de ódio em casos de racismo nas redes sociais de pessoas famosas e pesquisar como o letramento crítico pode contribuir na diminuição do preconceito racial. Especificamente, buscamos verificar as condições de produção e os imaginários sociodiscursivos presentes em postagens racistas de haters; e compreender o papel da construção dos sentidos discursivos em produções textuais de alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual do Piauí, buscando trabalhar o letramento crítico junto às práticas sociais de ensino. A fundamentação teórica será pautada nos pressupostos da Análise de Discurso de Linha Francesa, a partir de contribuições de Charaudeau (2008, 2017) e Orlandi (2001, 2012, 2017), e da Linguística Aplicada, com as contribuições de Kress e van Leewen (2006), Moita Lopes (1998, 2009, 2013) e van Dijk (2008). A metodologia empregada tipifica esta pesquisa como documental e de campo, possuindo caráter qualitativo e interpretativo. Primeiramente, o corpus selecionado e analisado será das postagens dos haters direcionadas às pessoas negras do meio midiático – como cantores (as), atores e atrizes, jornalistas. Posteriormente, questionários, produções textuais e a gravação da participação oral dos alunos obtidos durante as intervenções temáticas acerca da discriminação racial serão analisados.

Presidente - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Externo à Instituição - KLEBER APARECIDO DA SILVA - UnB
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 15:36