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Banca de QUALIFICAÇÃO: RISOLETA VIANA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RISOLETA VIANA DE FREITAS
DATA: 17/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O espaço vivencial da identidade da mulher negra na prosa romanesca de Miriam Alves
PALAVRAS-CHAVES: Miriam Alves: romances. Literatura negra brasileira contemporânea. Espaço vivencial. Identidade.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Na poética de Miriam Alves são manifestados espaços vivenciais que fogem às definições sociais, políticas e culturais endereçadas ao propósito de fragmentar a identidade negra feminina. Acreditamos que tais espaços, que podem ser fixados nas relações estabelecidas com a ancestralidade, com a memória, com o corpo são construídos nos mais distintos segmentos do espaço ocupados pelos sujeitos que com eles se inter-relacionam e tornam-se referências para a construção da identidade da mulher negra. Com base nesse aspecto, esta pesquisa tem como fio condutor o seguinte problema: De que modo se dá o processo de construção do espaço vivencial da identidade da mulher negra por meio das narrativas enredadas no espaço ficcional dos romances de Miriam Alves? Hipoteticamente, partimos do princípio de que o espaço vivencial possibilita o entrançamento de vivências e experiências múltiplas das personagens negras no espaço ficcional dos romances de Miriam Alves, pelo entrelaçamento entre temporalidades distintas e a ancestralidade negra por meio do elo memorialístico, da religiosidade, da relação com a natureza, que resultam em processos de construção da identidade e, consequentemente, da subjetividade da mulher negra. A partir do objetivo geral fixado, que é investigar o espaço vivencial da identidade da mulher negra na prosa de Miriam Alves, enredado no espaço ficcional dos romances, através da análise das personagens femininas e de suas ações, tendo como corpus as obras Bará na trilha do Vento (2015) e Maréia (2019), são estabelecidas discussões de cunho teórico e analítico com base em: Milton Santos (2020a, 2020b, 2014, 2012), Massey (2008), a despeito do espaço e sua relação com as personagens, a partir das vivências experienciadas; Hall (2003, 2014), Silva (2014), Woodward (2014) acerca da identidade; Souza (2021), Alves (2010), Guattari (1986), com reflexões sobre a subjetividade negra como devir e assumir-se negro; entre outras, como Silva (2019), Miranda (2019), Santos (2018), Alves (2010), Cuti (2010), Carneiro (2019), hooks (1995), Evaristo (2005), Collins (2019), tendo em vista que as ações protagonizadas pelas mulheres negras presentes nas obras em tela requerem uma sustentação epistemológica também negra, para que o processo de compreensão interpretativa não fuja à realidade, ainda que ficcionalizada. Ante o exposto, o percurso metodológico empreendido nesta pesquisa foi/é orientado pelo compromisso precípuo de referenciar teoricamente as textualidades negras que dialogam entre si nos espaços de circulação e protagonismo do intelecto negro enquanto ato político fundado no enfrentamento das desigualdades naturalizadas como condição da existência do sujeito negro. Considerando as discussões aqui empreendidas, compreende-se que, dadas as significações que possuem, os espaços ocupados pelas personagens, nos romances, medeiam as relações sociais, interferindo e viabilizando construções identitárias e subjetivas da mulher negra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637106 - ALCIONE CORREA ALVES
Interno - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Externo à Instituição - CRISTIAN SOUZA DE SALES - UNEB
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 10:35
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