Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENY COSTA DE ARAGAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDENY COSTA DE ARAGAO
DATA: 27/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Qualificação de Projeto de Tese
TÍTULO: O SUJEITO SURDO E O ACESSO À JUSTIÇA: REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Surdos. Acesso à justiça. Representações. Análise de Discurso Crítica.
PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este projeto, valendo-se do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, ADC (Fairclough, 1989, 2001, 2003) busca analisar discursivamente o acesso de surdos à justiça, identificando em contextos jurídicos, modos de representações dos atores sociais e constituição de identidades. Nesta proposta de pesquisa, que reúne Linguística e Direito, busca-se utilizar ferramentas linguísticas para desvelar relações assimétricas de poder, resgatando nos textos (oral/escrito) concepções ideológicas, representações e identidades dos atores sociais envolvidos. Nossa proposta metodológica, do tipo qualitativa, ou interpretativo-crítica, tem como suporte a Pesquisa Etnográfica e a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), que permitem analisar o discurso em sua relação com a prática social. O corpus de análise será constituído por dados documentais, bem como produzidos por meio do registro de vídeos, entrevistas e observação, coletados, mediante autorização, em órgãos do judiciário do Estado do Piauí. A pesquisa seguirá a proposta de Fairclough (2003), quando sugere três níveis de análise, nas quais são analisados os eventos sociais, a gramática e a estrutura social, a partir de leituras textualmente orientadas, com base em categorias previamente estabelecidas: representações, vocabulário, ideologia, dentre outras. Superada a etapa de análises, ou seja, feitas as leituras/interpretações, identificadas as posições dos participantes, seus papéis, feitas as análises dos textos, a partir das categorias estabelecidas, confrontados aspectos discursivos e sociais, acreditamos que conseguiremos desvelar, pela linguagem, as assimetrias de poder (re) produzidas no acesso de surdos à justiça piauiense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Interno - 3970472 - LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
Externo à Instituição - LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE - UNICAP
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 13:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 16:02