• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE DANTAS WANDERLEY MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE DANTAS WANDERLEY MARQUES
DATA: 22/09/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Estudos de Linguagem - CCHL
TÍTULO:

Um estudo sobre as estratégias de leitura aplicadas no ensino médio nas escolas estaduais de Picos: uma visão crítica


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias de leitura. Abordagem sócio histórica. Leitor crítico


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A dissertação intitulada “Um estudo sobre as estratégias de leitura aplicadas no Ensino Médio nas Escolas Estaduais de Picos: uma visão crítica” tem como objetivo investigar as estratégias de leitura aplicadas pelos professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Picos, com a finalidade de fazer uma reflexão crítica acerca do ensino de leitura difundido nessas escolas e averiguar se as práticas de leitura desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa contribuem para a formação do leitor crítico e competente. A coleta de dados será realizada em três escolas estaduais de Ensino Médio de Picos: Unidade Escolar Landri Sales, Escola Normal Oficial de Picos e o Centro de Ensino de Tempo Integral Marcos Parente que se caracterizam por apresentarem realidades econômicas e socioculturais em comum e principalmente por demonstrarem semelhanças no que se referem às dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa no ensino da leitura. A pesquisa se fundamentará na perspectiva sócio histórica de Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), que consideram a pesquisa não como um ato individual ou monológico, mas como uma ação entre sujeitos, portanto dialógica, na qual o pesquisador e pesquisado são partes integrantes da investigação e nela se ressignificam. A partir dos pressupostos teóricos de Solé (1998), Palincsar e Brown (1984), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), entre outros, alguns questionamentos acerca das estratégias de leitura serão levantados e discutidos no curso da pesquisa a ser realizada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - JAURANICE RODRIGUES CAVALCANTI - UFMT
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 08/09/2014 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 22:28