Banca de DEFESA: GILDÊNIA LIMA MONTEIRO

DISCENTE: GILDÊNIA LIMA MONTEIRO
DATA: 06/05/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: diálogos e reflexões da prática docente no Ensino Fundamental anos finais em Teresina-PI
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Educação ambiental. Prática Docente. Ensino Fundamental Anos Finais. Pesquisa-Ação. Planejamento Colaborativo
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Refletir sobre a questão ambiental na sociedade atual requer da humanidade a aquisição de novas posturas, mudanças de percepção e comportamento e a Educação Ambiental assume esse papel de transformar, em especial, os ambientes escolares. A Geografia por sua vez, é uma disciplina escolar que ao estudar a relação sociedade e natureza insere práticas de Educação Ambiental em suas atividades. As dificuldades e perspectivas encontradas pelos professores de Geografia em sua prática docente, ao trabalharem as questões ambientais, podem ser refletidas em consonância com sua formação inicial e continuada, podendo trazer reflexos para seu ambiente de trabalho – a sala de aula. O objetivo geral deste estudo é investigar como a Educação Ambiental é trabalhada pelos docentes de Geografia no Ensino Fundamental anos finais no contexto escolar em Teresina-PI. Especificamente objetiva-se: a) Conhecer de que forma a Educação Ambiental está inserida no ambiente escolar por meio dos documentos oficiais presentes na escola; b) Conhecer a compreensão de Educação Ambiental dos professores de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais e como desenvolvem ações de EA. c) Compreender como a gestão escolar percebe e estimula as atividades voltadas para a Educação Ambiental na escola. d) Elaborar uma proposta de intervenção colaborativa com os professores de Geografia e a Gestão Escolar que permita o planejamento e a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar. O estudo de caso em questão caracteriza-se por sua abordagem qualitativa e se configura como uma pesquisa - ação educacional, onde há o envolvimento e participação colaborativa da pesquisadora na realidade observada em uma escola pública municipal, local onde será realizada a pesquisa com professores de Geografia, Direção e Coordenação Pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para embasar as discussões do referencial teórico, citando autores como Dias (2004; 2021), Reigota (2016), Souza (2018), Cavalcanti (2012), Tardif (2020), Callai (2010; 2018), Castellar (2019), a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A dissertação encontra-se estruturada em quatro seções: uma sobre o percurso metodológico, duas sobre a revisão bibliográfica e, por fim, os resultados obtidos na pesquisa - ação educacional. Como resultados evidenciou-se que a Educação Ambiental nas aulas de Geografia ocorre de forma pontual, descontínua e sem metodologias específicas; percebeu-se ainda que a escola não desenvolve ações e projetos voltados à temática ambiental, mas que a gestão escolar reconhece que essas atividades são essenciais e necessárias para a escola. Portanto, pode-se afirmar que o planejamento colaborativo desenvolvido com os membros da pesquisa foi fundamental para ampliar essa percepção entre os docentes e gestão escolar, pontuando que as estratégias definidas em conjunto servirão como instrumento norteador para o planejamento das atividades pedagógicas da escola, em especial para os professores de Geografia.

Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 288.144.363-04 - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UFSC