Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE TEIXEIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE TEIXEIRA CARVALHO
DATA: 01/06/2023
LOCAL: PPGGEO/UFPI/Teresina
TÍTULO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO PIAUÍ: A FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DO PIAUÍ, SEU CURRÍCULO E SUAS REFERÊNCIAS INTELECTUAIS (1958 – 1971)
PALAVRAS-CHAVES: FAFI. Modernização. Institucionalização. Geografia. Piauí.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

RESUMO

O presente estudo investiga o processo de institucionalização da ciência geográfica no Piauí a partir de fundação da Faculdade da Filosofia do Piauí e do curso de geografia da FAFI, entre os anos de 1958 e 1971. Por um lado, busca-se problematizar como a criação do curso de geografia no Piauí faz parte do processo de expansão dos cursos superiores de geografia no Brasil após a década de 1930, por outro, examina-se o processo de institucionalização da geografia piauiense como parte do seu projeto de modernização do território, da cidade e da cultura da elite do estado. Para isto, três eixos de pesquisa têm sido constituído, orientando a investigação: um primeiro deles referente a pesquisa bibliográfica e a revisão de estudos já realizados sobre a FAFI; um segundo vinculado a análise do currículo do curso de geografia da FAFI e, por fim, um terceiro referente ao mapeamento fragmentado das principais bibliografias utilizadas no curso de Geografia da FAFI. Os resultados parciais têm apresentado como, em um aspecto, a origem da geografia no estado do Piauí carrega em si uma influência da difusão da geografia francesa e da recente institucionalização da geografia no Brasil em instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, também expressa, um esforço de adaptação local para pensar a partir do Piauí o desenvolvimento do nordeste e a materialidade singular do seu território.

Presidente - 2140464 - RAIMUNDO JUCIER SOUSA DE ASSIS
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UESPI
Externo à Instituição - MANOEL FERNANDES DE SOUSA NETO - USP