Banca de QUALIFICAÇÃO: NEURILENE SOUSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEURILENE SOUSA DOS SANTOS
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Sala 338 - CCHL
TÍTULO: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NA EFA DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Pedagogia de Alternância. Piauí
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A Escola Família Agrícola – EFA contribui como uma alternativa no processo formativo integral através da Pedagogia da Alternância - uma proposta educacional que visa atender as particularidades camponesas e fortalecer as relações do homem com o campo através do desenvolvimento e valorização local por meio da relação tempo-comunidade/tempo-escola. Ultrapassa o ambiente físico da escola rompendo com o tradicionalismo e desmistificação da educação no campo, pois considera as experiências de diferentes espaços sociais. O ensino de Geografia colabora para a formação e desenvolvimento integral do aluno incentivando a criticidade e compreensão do mundo, das relações e ações humanas construídas ao longo do tempo em diferentes sociedades. Com o ensino de geografia os alunos adquirem a capacidade de visão espacial e representacional do seu lugar, fortalecem identidades e identificam potencialidades locais. Dessa forma, capazes de formular questionamentos e reflexões e de intervir no seu meio de forma positiva e produtiva. O processo de ensino assim deve ser dinâmico e adaptado as diferentes realidades e espaços. Dessa forma, surge o seguinte questionamento: Como o ensino de geografia por meio da pedagogia da alternância contribui para a formação integral dos estudantes na EFA de São João do Arraial-PI? Como objetivo geral Analisar a prática docente com o ensino de geografia aplicada a pedagogia da alternância na EFA de São João do Arraial-PI. Especificamente 1) Conhecer os conteúdos da geografia que são trabalhados pelos professores na modalidade da pedagogia da alternância; 2) Identificar as metodologias de ensino utilizadas pelo docente em Geografia na escola Família agrícola; 3) Verificar os níveis de aprendizagem alcançados pelos estudantes na disciplina geografia na EFA. A pesquisa é do tipo estudo de caso através de uma abordagem qualitativa e com característica exploratória e explicativa. Dessa forma, as técnicas utilizadas no desenvolvimento desta pesquisa consistem em levantamento bibliográfico (além da revisão da literatura foi realizado uma pesquisa do tipo Estado da arte para verificar as produções sobre pedagogia da alternância no Brasil e particular na área de geografia no período de 2012-2022 tendo como base de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações-BDTD), pesquisa documental e de campo. Como instrumentos de coleta de dados observação do espaço escolar da EFA-Cocais, questionários e entrevistas com o professor de geografia. Será feita uma proposta de avaliação diagnostica para verificar os níveis de aprendizagem dos alunos na disciplina de geografia com a turma do 3º ano do ensino médio da EFA.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo ao Programa - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA