Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MIKAEL PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA MIKAEL PEREIRA DA SILVA
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Sala virtual Google meet
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: ensino de Geografia; metodologias ativas; Gamificação.
ÁREA: Geografia

O componente curricular Geografia tem relevância no contexto educacional para o conhecimento do mundo, tanto no seu aspecto físico como social. Ao professor é requisitado a responsabilidade de estimular os estudantes na compreensão da formação do espaço geográfico como reflexo das interações do homem na sociedade. A prática docente com o uso de metodologias ativas torna-se fundamental para aprimorar o entendimento do estudante na percepção da dinamicidade do mundo atual. O presente estudo busca trazer uma reflexão sobre o ensino de geografia, apontando a importância da incorporação de atividades diversificadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Para responder a problemática desse estudo, que baseou-se na identificação da contribuição da gamificação no processo de aprendizagem, foi discriminado como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades do uso da gamificação como metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem na Geografia Escolar. Para delinear esse debate foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) discutir como a gamificação é utilizada no campo educacional para promoção de uma aprendizagem ativa no ensino de Geografia; b) identificar as contribuições e desafios do uso da gamificação enquanto estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem em geografia, por meio de observação e aplicação de uma sequência didática; c) apontar mudanças que precisam ser implementadas para a incorporação da gamificação nas aulas de Geografia. O embasamento teórico foi debatido a partir de concepções de autores que discutem sobre o tema. Para a discussão no tocante ao ensino de geografia utilizou-se as ideias de Pontuschka (1999), Kaercher (2003), Castellar e Vilhena (2010), Castrogiovanni (2017), Moreira 2011) entre outros. Sobre a emergência da gamificação no âmbito da sala de aula, o debate foi conduzido pelas ideias de Eugênio (2020), Alves (2015), Fardo (2013), entre outros autores que versam sobre a temática. Quanto a aplicação de estudo por meio de sequências didáticas, o estudo foi norteado pelas ideias de Zabala (1998), entre outros autores que debatem sobre metodologias de ensino visando o desenvolvimento da aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa com análise a partir de levantamento bibliográfico; e empírica por meio da pesquisa-ação visando a potencialização da aprendizagem através do uso da metodologia ativa gamificação.

Presidente - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - GABRIELA GERON - UFSC