Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANE FEITOSA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERLANE FEITOSA GONÇALVES
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Recursos Didáticos para estudantes deficientes visuais nas aulas de Geografia do ensino fundamental (anos finais)
PALAVRAS-CHAVES: recurso didático; deficiente visual; aula de Geografia.
ÁREA: Geografia

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual é um desafio constante para os gestores e docentes da educação básica. Dentro de uma perspectiva inclusiva os docentes precisam estar preparados para ensinar a todos indistintamente. Assim, é necessário que os cursos de licenciatura em Geografia possam ensinar estratégias no intuito de incluir e acolher a diversidade e as diferenças, especialmente, no que diz respeito ao público-alvo da Educação Especial (PAEE), realizando todas as adequações necessárias para que sejam eliminadas as barreiras que os impeçam de aprender. No processo de ensino - aprendizagem os recursos didáticos convencionais e não convencionais são fundamentais para a compreensão de conteúdos conceituais relacionados aos componentes curriculares. No caso da Geografia, os mapas, gráficos e tabelas, assim como, imagens táteis, música, audio-books, vídeos com audiodescrição, entre outros, ampliam a possibilidade de entendimento dos fenômenos geográficos. O trabalho usa como fundamentação autores relacionados à educação, como Sá e Campos (2022),Lemos e Cerqueira (2014),Loch (2008), e também, autores que investigam o assunto de oficinas, Valle e Arriada (2012). Diante disso, a investigação se propõe a: Analisaros recursos didáticos usados nas aulas de Geografia com estudantes com deficiência visual. E, os objetivos específicos: a)Levantar as práticas docentes utilizadas nas aulas de Geografia; b) Identificar os recursos didáticos utilizados com os DV; c) Verificar, em conjunto com os docentes e estudantes com DV, quais são os recursos didáticos adequados para a aprendizagem dos conteúdos geográficos; d) Elaborar, de forma colaborativa, com os docentes de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais), oficinas de confecção de recursos didáticos táteis adequados para os conteúdos que estão sendo estudados; e) testar os recursos didáticos táteis com os estudantes com DV e videntes, numa ação colaborativa, a fim de verificar as aprendizagens dos conteúdos geográficos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação e a metodologia está subdividida em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo utilizando como técnicas a observação direta e as entrevistas com a gestão escolar (Direção,Coordenação), professores de Geografia e estudantes com DV. Os resultados parciais apresentados dizem respeito aos dados do levantamento bibliográfico, uma vez que o projeto está em análise no Comitê de Ética em Pesquisa.

Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo à Instituição - ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO - UFSC