Banca de DEFESA: GILSIONE MIRANDA DOS SANTOS CARVALHO

DISCENTE: GILSIONE MIRANDA DOS SANTOS CARVALHO
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Sala virtual google meeting
TÍTULO: Geografia escolar no ensino fundamental: atividade prática com a Teoria da Aprendizagem Significativa
PALAVRAS-CHAVES: Prática Docente. Geografia Escolar. Aprendizagem Significativa. Piauí
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A geografia escolar promove aprendizagens capazes de tornar crianças, jovens e adultos aptos a atuar de forma consciente em seus espaços de vivência. Dessa maneira, aprendizagem significativa de conteúdos geográficos se faz necessário e é factível, uma vez que conhecimentos da realidade dos estudantes podem ser ponto de partida para ancoragem de conhecimentos  elaborados cientificamente. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a prática docente do professor de Geografia do município de Amarante - PI, observando fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os específicos consistem em conhecer a trajetória educacional dos professores de geografia da educação básica do município; identificar a presença da aprendizagem significativa na prática docente desses professores; elaborar e aplicar em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, em conjunto com um professor(a) de Geografia do município, metodologias que favoreçam a aprendizagem significativa. Este trabalho está apoiado na teoria da aprendizagem significativa - TAS, proposta por David Paul Ausubel, em 1960. Optamos por adotar uma abordagem qualiquantitativa Minayo (2007), Dal-Farra e Lopes (2013). Para compreender a temática da pesquisa, realizamos levantamento bibliográfico acerca da TAS, fundamentado em Ausubel; Novak; Hanesian (1980), Novak e Gowin (1984), Ausubel (2003), Masini e Moreira (2006), Moreira (2010; 2011; 2016; 2019);  ensino de geografia, baseado em, Kaercher (1996), Cavalcante (2008; 2019), Tomita (2009), Girotto e Mormul (2016), Callai (2019) e Castellar (2019)  e prática docente, cujos principais autores utilizados foram, Freire (1987), Nóvoa (1999; 2014) Libâneo (2013), Tardif (2014), Lessard e Tardif (2014) e Sousa(2021). Para contextualização da pesquisa realizamos, também, uma coleta de dados quantitativos dos professores do município de Amarante-PI e caracterizamos os aspectos físicos, culturais, socioeconômicos e educacionais. Estes elementos foram inseridos no texto para favorecer análises e decisões no contexto empírico durante desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa empírica foi realizada utilizando-se dos seguintes instrumentos e técnicas de investigação: aplicação de um questionário junto aos 14 (quatorze) professores de geografia do município; aplicação de uma entrevista semiestruturada com cerca de 40% desses professores de geografia e posteriormente observação estruturada da prática docente de um destes profissionais, em uma turma do 9º ano, da Escola Municipal Antônio Gramoza Vilarinho. Por fim, realizamos uma intervenção, cuja finalidade foi promover uma prática docente fundamentada na TAS. Os dados evidenciam que a maioria dos professores de geografia de Amarante trabalham em uma única escola, são profissionais com mais de 10 anos de tempo de serviço, não possuem a hábito de participar de eventos científicos. No tocante a constatação de elementos da TAS na prática docente dos professores, percebemos evidências dos elementos da aprendizagem significativa e da aprendizagem memoristica. Destaca-se, também, que poucos professores tiveram acesso à teoria durante a graduação. Desse modo, constamos que após a discussão dos textos referente a TAS, o participante demonstrou maior compreensão acerca da teoria e iniciou mudanças na sua prática docente. Constatamos, portanto, que os aspectos discutidos nesta pesquisa proporcionaram ao professor reflexão teórica metodológica da prática docente em geografia, sustentada em elementos da TAS.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO - UFRN