Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL JOSÉ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL JOSÉ DA SILVA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Sala virtual google meeting
TÍTULO: Aula de campo na Geogtrafia: uma proposta de aprendizagem significativa com uso de mapas conceituais
PALAVRAS-CHAVES: aula de campo; aprendizagem significativa; ensino de geografia
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Discutir práticas de ensino num contexto em que as informações são cada vez mais crescentes torna-se um desafio para qualquer profissional. No ensino de Geografia, a situação não é diferente. Propor uma aula que permita ao aluno a possibilidade de compreender seu espaço de forma crítica, percebendo-se como sujeito ativo nesse processo é um desafio que o professor deve superar a cada aula. Pensando numa aprendizagem que proporcione ao aluno uma mudança na sua forma de pensar e agir na sociedade, a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), busca meios para possibilitar uma melhor fixação dos conhecimentos. Nesse aspecto, um dos principais recursos de ensino apresentado pela aprendizagem significativa é o mapa conceitual, desenvolvido por Novak(1978). A construção de mapas conceituais objetiva organizar conceitos, de forma clara e estruturada, expressando relações significativas entre as palavras. Nesse contexto, a aula de campo surge como uma estratégia de ensinoem sala de aula. Assim, pretende-se observar o uso dessa estratégia no contexto da teoria da aprendizagem significativa, resultando na seguinte questão: Como a aula de campo, trabalhada na perspectiva da aprendizagem significativa e com auxilio de mapas conceituais, pode contribuir para o ensino de Geografia numa escola pública de Lagoinha – PI? Ao longo deste texto fazemos uma exposição das justificativas, objetivos e metodologias que pretendemos utilizar para a condução do nossa pesquisa. Faremos uso do enfoque qualitativo com a utilização do método estudo de caso.

Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo à Instituição - WALDIRENE ALVES LOPES DA SILVA - UESPI