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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA
DATA: 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGEDd
TÍTULO: Efeito Pigmalião e sua replicação a partir de dados da Prova Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Efeito Pigmalião; Prova Brasil; Representações Sociais.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, a relação professor e aluno e mais especificamente, a discussão presente na literatura sobre a influência das expectativas do par mais experiente sobre o sujeito em formação não é recente. Entre outros trabalhos desenvolvidos, destacam-se Vidal et al (2019), Alves (2009), Vieira (2018), Britto e Lomonaco (1983), os quais possuem em comum o fato de terem fundamentado suas investigações no debate sobre as profecias autorrealizadoras, mais especificamente  em pesquisa que remonta a década de 1960, desenvolvida por Rosenthal e Jacobson (1992) nos Estados Unidos – EUA, a qual procurou saber se as expectativas docentes à respeito da competência intelectual de seus alunos, poderia constituir-se como uma profecia autorrealizadora (Rosenthal;Jacobson,1992). Inspirado nessa discussão e mais especificamente nos resultados da pesquisa desenvolvida pelos norte-americanos, os quais evidenciaram a influência das expectativas docentes sobre seus alunos, considera-se pertinente desenvolver pesquisa no Brasil sobre esse tema. Assim, esta pesquisa objetiva analisar a relação existente entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, quanto à trajetória futura de seus alunos e o desempenho desses na Prova Brasil. Especificamente, objetiva identificar o Efeito Pigmalião a partir dos resultados da Prova Brasil; caracterizar as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos; verificar o desempenho dos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental na Prova Brasil. Concentra-se na análise dos microdados relacionados ao Censo Escolar e da Avaliação do Rendimento Escolar – Anresc (Prova Brasil), vinculadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ano base 2017, e que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Esta pesquisa é explicativa, de natureza quantitativa e qualitativa. A análise estatística dos microdados relacionados a 2(dois) arquivos: o questionário destinado aos professores contendo informações sobre suas percepções à respeito da trajetória acadêmica de sua turmas e as notas dos alunos (5º e 9º Anos) do Ensino Fundamental com os quais interagiam, foi realizada por meio do Programa Statistical Package for Science – SPSS. Constatou-se, via correlações de Pearson e Spearman, que existe correlação estatísticamente significativa entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos e o desempenho desses na Prova Brasil. A pesquisa avança em relação ao estudo sobre o Efeito Pigmalião, quando sugere o uso do conceito de Representações Sociais (Moscovici, 1978) como uma das possíveis explicações para a manifestação das expectativas docentes. Conclui-se que os professores ao manifestarem suas expectativas, no questionário que lhes fora aplicado, sobre sua opnião à respeito da trajetória acadêmica de seus alunos, o fazem a partir de suas Representações Sociais sobre suas turmas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Externo à Instituição - ANTONIO ROAZZI - UFPE
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 17:30
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