Banca de DEFESA: ALINE KELY VIEIRA CHAVES

PALAVRAS-CHAVES: Museologia; Comunicação e Informação; Museu do Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Apresentamos projeto-ação cujo resultados são produtos e serviços associados à construção participativa e colaborativa de Um Programa de Comunicação Institucional para o Museu do Piauí – MUP, com sede na cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, sob a gestão da Secretaria de Cultura do Estado - SECULT. No Organograma da Secretaria, a comunicação do MUP está sob a responsabilidade direta da Assessoria de Comunicação (ASCOM) e da Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí – CCOM. A proposta de Um Programa de Comunicação, objeto deste trabalho, foi elaborado de forma integrada, participativa e colaborativa com a assessoria de comunicação da SECULT e a equipe de gestão do MUP. Desde agosto de 2017, realizamos Estágio Curricular no MUP, o que nos permitiu fazer um diagnóstico da comunicação interna e externa do Museu, sendo possível, agora, propormos para apresentação e discussão instrumentos comunicacionais para a Instituição junto aos diversos públicos, interno e externo. O MUP não possui Um Programa de Comunicação, o que compromete o conhecimento e reconhecimento do Museu como uma instituição pública que presta serviços à sociedade. O nosso trabalho está voltado para a área da comunicação e informação em museus; há intervenção diretamente associada à construção de instrumentos comunicacionais, planejamento de estratégias, ações pontuais e concretas para potencializar a comunicação da Instituição. Ao longo do Estágio Curricular no MUP, percebemos a necessidade de um colaborador para trabalhar diretamente na Assessoria de Comunicação, desde que sejam realizados atividades que possam contribuir com a formação desse agente para o trato com as tecnologias da comunicação e informação, com destaque para website, blogs, rede sociais etc., ação que nos propomos realizar com os participantes e colaboradores interessados. Essa natureza de trabalho requer reuniões periódicas (semanais de preferência para essa formação). No Programa de Comunicação será sugerido que os trabalhadores do MUP usem uniformes e crachás que os identifiquem. O MUP necessita de uma identidade visual que firme a marca e estratégias de divulgação junto aos públicos e usuários; de um mailing - uma lista de contatos, o que inclui imprensa, agência de turismo, escolas, associações sindicais, ONGs, setores públicos e privados diversos etc., não descurar de usar o livro de presença com e-mails dos visitantes, criar um mapa de localização do MUP, um website com hospedagem gratuita, newsletter semanal, informativo mensal, folders, que divulguem a programação mensal com destaque para atividades já regularmente desenvolvidas, como a Semana Nacional e Primavera dos Museus, inciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, por recomendação do Conselho Internacional de Museus - ICOM; que divulgue, com destaque, o aniversário do MUP, com manifestação nos diversos órgãos da imprensa, assembleias legislativas municipal e estadual, junto a iniciativa privada, empresas; divulgar o MUP em outdoorse placas de sinalização em pontos e lugares estratégicos da cidade etc.

Presidente - 00.000.00-/1896-26 - ANA RITA SANTOS ALMEIDA MARTINS ANTUNES - ULB
Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 831.513.203-25 - JOSÉ LUIS DE OLIVEIRA E SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 01/08/2018 19:21