Notícias

AUTOAVALIAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MUSEOLOGIA PIAUÍ

Iniciamos o processo de autoavalição do Programa em fevereiro de 2020 

 

A Coordenação do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia - PPGAPM, da Universidade Federal do Piauí - UFPI | Universidade Federal do delta de Parnaíba - UFDPar, instituiu, pela Portaria nº 01/2020, de 14 de março de 2020, a Comissão de Auto Avaliação PPGAPM.

 

Trata-se de um trabalho de natureza participativa-colaborativa, com professores do Programa, consultores externos, discentes e egressos, técnicos-administrativos e sociedade civil organizada. 

 

A considerar a condição atual da saúde no planeta, com a presença ameaçadora da Covid-19, doença causada pelo novo corona vírus, a manifestação da Organização Mundial da Saúde é clara ao recomendar cuidados pessoais e de isolamento social, portanto as reuniões presenciais, o que inclui as atividades da Comissão são realizadas on-line.

 

Enfrentamos uma pandemia, o significa dizer que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – Capes, Ministério da Educação - MEC, avalia em 10% os Cursos Stricto Sensu com base nos processos, procedimentos e resultados da Comissão de Auto Avaliação, que deve seguir as fases:

1.    Constituição da Comissão de Auto Avalição;

2.    Elaboração dos Instrumentos de Auto Avalição;

3.    Discussão com a Comissão sobre proposta de Auto Avalição;

4.    Conscientização dos atores envolvidos no processo sobre a importância da Auto Avalição;

5.    Coleta de dados;

6.    Análise de dados;

7.    Elaboração do Relatório Final 

 

Iniciamos as atividades dia 20 de março de 2020, às 18h horas, horário de Brasília, e às 21 horas, horário de Portugal, as quais continuarão a ser realizadas integralmente on-line, sob a Presidência da Profª Drª Áurea da Paz Pinheiro, por um período de 30 dias, a contar do dia 14 de março de 2020.

Realizaremos 05 encontros de 30 a 40 minutos cada um, entre março e abril, com o uso do aplicativo Hangout, uma ferramenta versátil criada pela Google para equipes profissionais trabalharem em salas virtuais, de forma fácil e otimizada, possibilitando a troca de experiências, ideias, acompanhamento de tarefas.

Após realizarmos com sucesso a 1ª reunião (Hangout), supracitada, criamos uma pasta compartilhada de documentos no Dropbox para que a Equipe (Comissão) possa reunir documentos de trabalho. Dessa forma não haverá documentos dispersos, o que impossibilitaria a coordenação de um trabalho coletivo e remoto. O resultado será um trabalho organizado e sincrônico da equipe.

 

Na pasta Dropbox, no dia 20 de março, compartilhamos os documentos produzidos pela Capes: Relatórios de Auto avaliação e Avaliação; Fichas de Avalição, para a Comissão compreenda o processo de auto avaliação proposto Capes e as propostas de questionários para docentes, discentes, egressos e sociedade civil.

 

Portanto, usar a estratégia de atividades remotas, on-line, é uma forma criativa de enfrentarmos este momento singular e difícil de nossas vidas. O uso de tecnologias de comunicação e informação são fundamentais, tanto para membros da Comissão, como para a consulta à comunidade de alunos efetivos e egressos, professores internos e externos ao Programa. 

 

Para a pesquisa e coleta de dados usaremos o Google Forms, um aplicativo de formulários on-line, que nos permitirá aplicar os questionários que usaremos como técnica investigação. 

 

Estarmos juntos nesta Comissão é compreendermos a importância da auto avaliação, é atender às orientações e recomendações avaliativas da Capes aos programas que incluem nas comissões a presença de atores sociais diversos - internos e externos à Instituição de Ensino Superior, ao qual o Programa está vinculado, e membros Sociedade Civil.

 

 

Comissão de Auto avaliação 


Presidente 

Universidade Federal do Piauí

Profª Drª Áurea da Paz Pinheiro 


Membros Internos

Universidade Federal do Piauí 

Prof. Dr. Josenildo Souza e Silva

Profª Drª Rita de Cássia Moura Carvalho

Prof. Dr. Rodrigo de Sousa Melo 


Membros Externos (Consultores)

Universidade Estadual do Piauí

Profª Drª Mary Angélica Costa Tourinho

Prof. Dr. Thiago Anastácio Carcará

 

Técnicos Administrativos

Universidade Federal do Piauí

Carlos Eduardo Do Carmo Costa Silva

Cátia Regina Furtado da Costa

 

Egresso do Programa

Universidade Federal do Piauí

Gardênia Angelim Medeiros de Oliveira

 

Discentes do Programa

Universidade Federal do Piauí

Francisco de Assis dos Santos Barbosa

Telma de Araújo Mendes

Isa Marília Silva de Oliveira 

 

Representantes da Sociedade Civil

 

Ordem dos Advogados do Brasil | Seção Piauí

Prof. Dr. Thiago Anastácio Carcará

 

Associação de Moradores do Bairro Coqueiro

Joice Oliveira

 

 

Notícia cadastrada em: 31/03/2020 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:11