AUTOAVALIAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MUSEOLOGIA PIAUÍ

Iniciamos o processo de autoavalição do Programa em fevereiro de 2020

A Coordenação do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia - PPGAPM, da Universidade Federal do Piauí - UFPI | Universidade Federal do delta de Parnaíba - UFDPar, instituiu, pela Portaria nº 01/2020, de 14 de março de 2020, a Comissão de Auto Avaliação PPGAPM.

Trata-se de um trabalho de natureza participativa-colaborativa, com professores do Programa, consultores externos, discentes e egressos, técnicos-administrativos e sociedade civil organizada.

A considerar a condição atual da saúde no planeta, com a presença ameaçadora da Covid-19, doença causada pelo novo corona vírus, a manifestação da Organização Mundial da Saúde é clara ao recomendar cuidados pessoais e de isolamento social, portanto as reuniões presenciais, o que inclui as atividades da Comissão são realizadas on-line.

Enfrentamos uma pandemia, o significa dizer que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – Capes, Ministério da Educação - MEC, avalia em 10% os Cursos Stricto Sensu com base nos processos, procedimentos e resultados da Comissão de Auto Avaliação, que deve seguir as fases:

1.    Constituição da Comissão de Auto Avalição;

2.    Elaboração dos Instrumentos de Auto Avalição;

3.    Discussão com a Comissão sobre proposta de Auto Avalição;

4.    Conscientização dos atores envolvidos no processo sobre a importância da Auto Avalição;

5.    Coleta de dados;

6.    Análise de dados;

7.    Elaboração do Relatório Final

Iniciamos as atividades dia 20 de março de 2020, às 18h horas, horário de Brasília, e às 21 horas, horário de Portugal, as quais continuarão a ser realizadas integralmente on-line, sob a Presidência da Profª Drª Áurea da Paz Pinheiro, por um período de 30 dias, a contar do dia 14 de março de 2020.

Realizaremos 05 encontros de 30 a 40 minutos cada um, entre março e abril, com o uso do aplicativo Hangout, uma ferramenta versátil criada pela Google para equipes profissionais trabalharem em salas virtuais, de forma fácil e otimizada, possibilitando a troca de experiências, ideias, acompanhamento de tarefas.

Após realizarmos com sucesso a 1ª reunião (Hangout), supracitada, criamos uma pasta compartilhada de documentos no Dropbox para que a Equipe (Comissão) possa reunir documentos de trabalho. Dessa forma não haverá documentos dispersos, o que impossibilitaria a coordenação de um trabalho coletivo e remoto. O resultado será um trabalho organizado e sincrônico da equipe.

Na pasta Dropbox, no dia 20 de março, compartilhamos os documentos produzidos pela Capes: Relatórios de Auto avaliação e Avaliação; Fichas de Avalição, para a Comissão compreenda o processo de auto avaliação proposto Capes e as propostas de questionários para docentes, discentes, egressos e sociedade civil.

Portanto, usar a estratégia de atividades remotas, on-line, é uma forma criativa de enfrentarmos este momento singular e difícil de nossas vidas. O uso de tecnologias de comunicação e informação são fundamentais, tanto para membros da Comissão, como para a consulta à comunidade de alunos efetivos e egressos, professores internos e externos ao Programa.

Para a pesquisa e coleta de dados usaremos o Google Forms, um aplicativo de formulários on-line, que nos permitirá aplicar os questionários que usaremos como técnica investigação.

Estarmos juntos nesta Comissão é compreendermos a importância da auto avaliação, é atender às orientações e recomendações avaliativas da Capes aos programas que incluem nas comissões a presença de atores sociais diversos - internos e externos à Instituição de Ensino Superior, ao qual o Programa está vinculado, e membros Sociedade Civil.

Comissão de Auto avaliação

Associação de Moradores do Bairro Coqueiro

Joice Oliveira

Notícia cadastrada em: 31/03/2020 14:40