Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE FONTENELE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE FONTENELE DE SOUSA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: MUSEU DA VILA
TÍTULO: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLINHA DA BIODIVERSIDADE DO MUSEU DA VILA, LUÍS CORREIA, PIAUÍ, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Piauí; Museu da Vila; Educação Ambiental; Educação Patrimonial; Delta do Parnaíba
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Esta pesquisa-ação tem o objetivo de potencializar, em tempos de crise sanitária mundial, causada pela COVID-19, o Programa Educativo Cultural do Plano Museológico do Museu da Vila, Órgão Suplementar da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, pontualmente o Projeto Escolinha da Biodiversidade, criado em 2019 de forma participativa e colaborativa com alunos e professores do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia, e com a comunidade escolar da Creche Tia Neuza, sob a gestão da Secretaria de Educação do Município de Luís Correia com a qual a Universidade mantém um Termo de Cooperação Técnica-Científica-Cultural (2021). Em 2021 - 2022  - 2022, as ações do Projeto foram realizadas com 10 crianças e 10 mães, cujos filhos/as matriculados/as estão matriculadoos na Escola Prof.ª Carmosina Martins da Rocha.O Programa Educativo e Cultural do Museu teve suas ações dinamizadas com esta pesquisa que tem como  foco a Educação Ambiental, com vista a sensibilizar a comunidade residente da Vila-bairro Coqueiro da Praia sobre questões recorrente na atualidade e que afetam diretamente a vida cotidiana dessas famílias, como a ausência de uma gestão de resíduos sólidos, o que provoca uma crise de saúde causada pelo o impacto do Lixo, no dia a dia da comunidade. Diante dessa realidade, o que se propôs  foram atividades de cunho educativo, ambiental, patrimonial, cultural e afins, como formação de agentes multiplicadores, transmitindo os conhecimentos e práticas adquiridos para familiares e comunidade.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 033.625.847-05 - LUCIANA FERREIRA DA COSTA - UFPB
Interno - 00.000.00-/2071-26 - MARIA DE FÁTIMA PEREIRA ALVES - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 13:49