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Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORAH ÉLLEN DE MATOS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORAH ÉLLEN DE MATOS RIBEIRO
DATA: 11/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: ON-LINE RELATÓRIO
TÍTULO: PRÁTICA DOCENTE E SAÚDE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Coletiva. Covid-19. Trabalho. Docente. Ensino fundamental.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Introdução: O cenário descortinado pela crise pandêmica da covid-19 resultou em desafios, entre outros contextos, na economia, na educação, na cultura, na arte e nas mais diversas áreas devido à necessidade de isolamento social e reinvenções de práticas para lidar com um inimigo invisível, um vírus. Assim, nos leva a refletir as nuances da educação pública e como se colocam os profissionais docentes a partir das mudanças às quais foram submetidos, cabendo discussão sobre sua saúde física e emocional. Esta pesquisa tem como questão principal: Quais estratégias da prática docente no contexto de pandemia da covid-19 refletem na saúde dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas? Objetivo: Investigar como as estratégias da prática docente no contexto de pandemia da covid-19 refletem na saúde dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Métodos: Este estudo utiliza abordagem qualiquantitativa e como base teórica a pesquisa adota Afanasiev (1968) que considera como método de conhecimento da realidade o Materialismo Histórico Dialético e princípios da pesquisa colaborativa. A realização do estudo se utiliza da aplicação de Escala de Likert virtualmente e de encontros colaborativos realizados e gravados virtualmente via plataforma Google Meet. Para análise dos resultados quantitativos foi utilizado o modelo de análise fatorial, com uso do software SPSS. E para organização dos dados qualitativos foi usado como referencial a análise de conteúdo de Bardin (1977) e o software Iramuteq como ferramenta para síntese das informações coletadas. Resultados: Os testes estatísticos aplicados demonstraram que o estudo tem confiabilidade e significância, Ademais, a análise fatorial apresentou resultados com quatro constructos extraídos, com destaque aos aspectos relacionados à infraestrutura e suporte oferecidos pelas escolas, que pode estar relacionado à sensação de conforto diante as adaptações da prática docente. Em relação às questões norteadoras e problemática do estudo, os objetivos foram alcançados uma vez que foi possível demonstrar que as estratégias desenvolvidas pelos professores em sua prática docente, no contexto de pandemia da covid-19, tiveram e tem reflexos sobre sua saúde, além da pesquisa-formação ter proporcionado espaço colaborativo de reflexão crítica, compartilhamento de experiências e reelaboração de práticas conforme as necessidades formativas evidenciadas. Conclusão: A saúde do professor, antes mesmo da situação pandêmica, já era negligenciada e palco para adoecimentos diversos. Com as configurações e adaptações que se fizeram necessárias nos últimos anos foram evidenciadas e intensificadas as fragilidades as quais esse público é exposto. Contudo, é importante ressaltar também as potencialidades múltiplas descobertas pelos docentes a partir das exigências encontradas, como possibilidades de recursos pedagógicos na prática docente e também de autocuidado. Os dados indicam a relevância do suporte dado pelas escolas, o que está diretamente relacionado à percepção de conforto do docente diante adaptações ocorridas diante a pandemia da covid-19. Destarte, considerando o contexto social, histórico, cultural e político, fornecer subsídios que respondam às necessidades formativas dos professores e que possibilitem o desenvolvimento da prática docente é um dos pilares para uma educação integral e de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Externo à Instituição - NADJA CAROLINA DE SOUSA PINHEIRO - UESPI
Interno - 1864470 - OSMAR DE OLIVEIRA CARDOSO
Externo ao Programa - 1715347 - WIRLA RISANY LIMA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 10:14
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