Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE RAFAELE DA SILVA MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE RAFAELE DA SILVA MARINHO
DATA: 13/11/2023
LOCAL: ON LINE (RELATÓRIO)
TÍTULO: IMPACTOS DA COVID-19 NA GUSTAÇÃO, OLFAÇÃO E NO PADRÃO ALIMENTAR DE ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Escolares. Alimentos. Anosmia. Ageusia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: A pandemia da doença coronavirus infectious disease (COVID-19) teve um impacto marcante e de longo prazo em toda população. As consequências para a saúde se manifestam de médio e longo prazo, denominando-se Síndrome pós COVID-19. Destacando as disfunções olfativas e gustativas (DOG). Observou-se poucos estudos desses sintomas em crianças. Objetivo: Avaliar os impactos da COVID-19 na gustação, olfação e no padrão alimentar de escolares. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e analítico, onde foram entrevistados escolares de 5 a 19 anos, entre março a novembro de 2022, por demanda espontânea. Foram coletados dados socioeconômico, idade, sexo, escolaridade e situação de saúde, por meio de aplicado um formulário digital padronizado, usando o programa EpiCollect/RedCap, com questões específicas para cada variável da pesquisa. Para análise dos resultados, um banco de dados foi criado e analisado no software SPSS. Foram aplicados o teste ꭕ2 (Qui-quadrado) e o teste de correlação de Pearson. O limite de significância mantido foi de 5 %. Resultados: Foram incluídos 314 crianças e adolescentes. 65% (206) eram domiciliados na capital. Prevaleceu o grupo de adoscentes no intervalo de 10 a 19 anos do sexo feminino em Teresina, representando 65,4% (70), cor parda 68,5% e renda familiar de um salário mínimo 39,3 % (123). 65 dos pesquisados apresentaram alguns sintomas para COVID-19 e 26 referiram ter disfunção gustativa e olfativa. Conclusão: A maioria dos participantes referiram não ter pego COVID-19. Porém, quando correlacionado com os testes de sorologia de IgG, um número maior de escolares já tiveram contato com o vírus (reagente). Consequentemente, houve pouca queixa de anosmia e ageusia pelos escolares. Reforça-se, então que, crianças e adolescentes são assintomáticas na maioria dos casos. Com relação a frequência de consumo alimentar, os indivíduos apresentaram-se em situação de insegurança alimentar devido a redução do consumo de alimentos importantes para sua alimentação regular. Seja por questões socioeconômica ou pela perda sensorial.

Interno - 662.467.844-53 - ALBERTO PEREIRA MADEIRO - UESPI
Externo ao Programa - 5724569 - AMANDA DE CASTRO AMORIM SERPA BRANDAO
Externo à Instituição - KARLA CRISTINA MALTA VILANOVA - UESPI
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO